Conexão Amazônica
GERAL

Inflação de julho foi puxada por preços da gasolina e eletricidade

Publicidade

Os transportes tiveram maior influência com alta de 0,78%, diz IBGE

A gasolina, com uma alta de preços de 3,42% em julho, foi o item que mais impactou a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no mês. Os combustíveis, de uma forma geral, subiram 3,12%, devido a aumentos de preços no óleo diesel (4,21%), etanol (0,72%) e gás veicular (0,56%).

“A gasolina continua revertendo o movimento que teve nos meses de abril e maio. Já havia subido em junho e voltou a subir em julho”, disse o pesquisador do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Pedro Kislanov.

Os transportes foram o grupo de despesas que teve maior influência no IPCA de julho, com alta de 0,78%.

O IPCA fechou o mês em 0,36%, influenciado também pelo aumento do custo com habitação (0,80%), puxado pela alta de preços da energia elétrica (2,59%). Outros grupos que tiveram impacto importante na inflação foram saúde e cuidados pessoais (0,44%), artigos de residência (0,90%) e comunicação (0,51%).

Os alimentos subiram apenas 0,01% e tiveram pouco impacto na inflação de julho. Três grupos registraram deflação (queda de preços): vestuário (-0,52%), despesas pessoais (-0,11%) e educação (-0,12%).

Edição: Valéria Aguiar

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus divulga lista de selecionados para programa Empreende Manaus

Elaine Marques

Felicidade da recuperação de três mulheres contagia corredor da vitória no Hospital Nilton Lins

Elaine Marques

De vendedor ambulante aos milhões: conheça o empreendedor que investiu em mercados autônomos e fatura R$ 2 milhões por ano

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais