Conexão Amazônica
DESTAQUEEMPREENDEDORISMO

Inovação verde: conheça o condomínio sustentável que está transformando Manaus

Publicidade

Pela primeira vez, um condomínio residencial de Manaus conta com 100% de eletrificação subterrânea, 100% de pavimentação das ruas com paver intertravado (0% de asfalto),  muros vivos, certificação de zero emissão de carbono em suas construções, entre outras iniciativas sustentáveis. O Quintas de São José do Rio Negro tem se destacado na região por ser um empreendimento modelo para o Norte e para o Brasil em cidades com até cidades com até 2 milhões de habitantes. Com área total de 700 mil metros quadrados, o empreendimento, que fica localizado na avenida do Cetur, 3020, Tarumã, teve mais de 50% da área verde preservada e é considerado o mais sustentável da região Norte.

Cada lote mantem uma faixa verde de três metros de vegetação preservada nas laterais, e de cinco metros no fundo, de modo que, entre um lote e outro, haja um “muro” natural com seis metros de largura. Além de assegurar máxima privacidade, os muros verdes funcionarão como corredores ecológicos, caminhos por onde a biodiversidade se manterá intacta. Além disso, os moradores poderão desfrutar de uma grande área verde preservada. 

“O projeto do condomínio está revolucionando o morar na capital amazonense, isso porque une conforto, segurança, promove qualidade e oferece aos proprietários a sensação de estar vivendo em uma verdadeira ‘floresta particular’”, destaca Renata Pi, diretora de marketing da BTP, a incorporadora responsável pelo Quintas.

Recentemente, o condomínio deu início ao processo de certificação de zero emissão de carbono em suas construções, por meio da CECarbon, uma calculadora de consumo energético e emissões de carbono, reconhecida mundialmente.

Além disso, o Quintas acaba de dar início aos projetos de Educação Ambiental por meio da criação do Bosque das Sumaúmas. Ao todo, 60 mudas foram plantadas no último mês no condomínio. E o objetivo é que outras ações similares para que mais espécies sejam plantadas, como é o caso do Angelim Vermelho e Cedrinho, além de frutíferas.

Todas as espécies de fauna e flora presentes no condomínio são monitoradas constantemente. E, quando o condomínio for entregue, os condôminos receberão um guia de Educação Ambiental com informações básicas referentes à natureza, quais espécies da fauna e flora podem ser encontradas no espaço e os cuidados necessários que devem ter.

O pioneirismo sustentável do Quintas de São José do Rio Negro não termina por aí. O empreendimento é o primeiro da cidade de Manaus a contar com projeto de fiação elétrica subterrânea, deixando, desta forma, que a estética e a beleza das alamedas e da natureza seja ainda mais ressaltada.

O condomínio também apostou na aplicação de paver – blocos intertravados no piso, garantindo qualidade, durabilidade e sustentabilidade à obra. Esse piso tem a vantagem de fazer a drenagem da água da chuva, evitando poças e alagamentos na área onde foram instalados os blocos

A diretora de Marketing da incorporadora informa que são ao todo mais de 55.000 metros quadrados de piso intertravado, em 7 km de ruas e calçadas. “Trata-se da maior área pavimentada em paver no estado do Amazonas”, anuncia.

Ela ressalta ainda que, desde a concepção do Quintas, o projeto tem o olhar voltado para a sustentabilidade, pois a preservação ambiental faz parte de sua estrutura. 

Além de cumprir toda a legislação ambiental, foram realizados estudos para avaliação de meio ambiente da área, essenciais para o objetivo do imóvel, que é estar voltado para atender à necessidade de quem sonha em morar com conforto, segurança e contato direto com a natureza, próximo à área urbana de Manaus.

Publicidade

Leia mais

Polícia Rodoviária Federal recupera motocicleta na BR 174

elayne

Casa de Praia Zezinho Corrêa recebe programação especial para mães no sábado

elayne

Documentário “Inquilinos das Ruas” narra 23 anos da vida de Raimundo, famoso morador de rua de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais