Conexão Amazônica
DESTAQUEEDUCAÇÃO

Inscrições abertas para o II Congresso Nacional de Direito Interdisciplinar no Amazonas

Publicidade

A UNINORTE traz grandes nomes do cenário jurídico nacional para o evento, que aborda temas de relevância da área

Estão abertas as inscrições para o II Congresso Nacional de Direito Interdisciplinar, evento realizado pela UNINORTE. Ele acontece nos dias 22, 23 e 24 de maio, no Centro de Convenções do Amazonas – Vasco Vasques – Etapa 2, localizado na Rua Jornalista Flaviano Limongi, s/n, no bairro Flores. Considerado o maior encontro jurídico do Estado, o Congresso é voltado para acadêmicos e profissionais da área de Direito e promete ser um marco na região.

O tema deste ano é “O impacto das decisões jurídicas no futuro da Amazônia” e o Congresso aborda questões atuais e de extrema relevância para os cenários jurídico nacional e internacional. O evento busca promover uma abordagem interdisciplinar sobre as conexões entre diferentes ramos do Direito e diversas áreas do conhecimento, com ênfase na importância da Amazônia para o futuro do país e do planeta.

Programação e inscrições

A abertura oficial acontece em 22 de maio, às 19h30. Nos dias 23 e 24, as palestras ocorrem das 8h15 às 17h50, com renomados especialistas abordando questões que envolvem direitos fundamentais, desenvolvimento sustentável e a preservação da Amazônia. As inscrições devem ser feitas por meio do link www.conheca.sereducacional.com/direito-manaus.

O Congresso conta com a presença de figuras de destaque no cenário jurídico nacional. Entre os palestrantes confirmados, estão Yara Lins, Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas; Breno Medeiros, Ministro do Tribunal Superior do Trabalho;  Jomar Saunders Fernandes, Desembargador Presidente eleito do Tribunal de Justiça do Amazonas;  e Maria Elizabeth Rocha, Ministra do Superior Tribunal Militar. Os temas abordados são, respectivamente, “Desenvolvimento sustentável na Amazônia: entre o progresso econômico e a proteção ambiental”; “Trabalho escravo na Amazônia: responsabilização empresarial e a efetividade da lei”; “Amazônia em risco: direitos humanos, conflitos socioambientais e o papel do Estado”; “Representatividade feminina no Poder Judiciário”.

O reitor da UNINORTE, Bruno Morais, destaca a magnitude desse evento para a formação dos alunos e o fortalecimento do ensino jurídico na Instituição. “O II Congresso Nacional de Direito Interdisciplinar é uma oportunidade ímpar para a vivência dos nossos alunos e o aprimoramento para todos os profissionais da área jurídica. Além de proporcionar um aprendizado valioso, ao trazer grandes nomes do Direito para Manaus, o evento permite que nossos estudantes estejam em contato direto com debates de altíssimo nível sobre temas essenciais para a nossa região e o Brasil. O networking será uma das grandes vantagens, permitindo a ampliação de perspectivas, o compartilhamento de experiências e a construção de novas conexões com os principais protagonistas do cenário jurídico brasileiro”.

A Amazônia, como um patrimônio ambiental e social de relevância global, enfrenta desafios jurídicos e socioambientais que exigem soluções inovadoras e sustentáveis. O Congresso é um espaço privilegiado para discutir como o Direito pode atuar na defesa dos direitos fundamentais e na preservação sem comprometer o desenvolvimento econômico da região.

 

Publicidade

Leia mais

Espetáculo ‘Operária’ estreia neste domingo no Teatro Gebes Medeiros

elayne

Sine Amazonas divulga 40 vagas de emprego para esta quinta-feira

Daly Ruiz

Povo Paumari é reconhecido nacionalmente pelo manejo de pirarucu

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais