Editais destinados para apoiar pesquisas coordenadas por cientistas mulheres recebem investimento do Governo do Estado no valor de R$ 2,7 milhões.
Na segunda-feira (26), é o prazo final para as inscrições de propostas aos editais relacionados ao Programa de Apoio a Pesquisas Desenvolvidas por Mulheres no Setor Primário (Agromulher/Inter) e ao Programa Mulheres + Stem da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Os editais destinados para apoiar pesquisas coordenadas por cientistas mulheres recebem investimento do Governo do Estado no valor de R$ 2,7 milhões.
O Programa Agromulher/Inter e o Programa Mulheres + Stem irão apoiar até 25 projetos de pesquisas no interior e na capital, com prazo de execução de 24 e 18 meses, respectivamente.
As propostas devem ser apresentadas em formulário on-line específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), plataforma disponível em www.fapeam.am.gov.br. Para acessar o formulário a proponente deverá utilizar login e senha previamente cadastrados. Novas usuárias deverão realizar o cadastro no banco de pesquisadores da Fapeam.
Direcionado a apoiar estudos desenvolvidos por cientistas mulheres no interior do estado, o Programa Agromulher/Inter irá fomentar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, que visem contribuir com o desenvolvimento do setor primário do estado do Amazonas. O edital irá fomentar 10 projetos.
E o Programa Mulheres +Stem tem objetivo de apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação coordenados por mulheres, que incentivem a inclusão de jovens pesquisadoras nas áreas de ciências exatas e naturais, engenharias e computação, na área de Stem. A iniciativa irá apoiar até 15 projetos.
A divulgação do resultado final com a lista de projetos selecionados nos editais está prevista para ocorrer no mês de outubro deste ano. Os editais estão disponíveis em: http://www.fapeam.am.gov.br/editais/?aba=editais-abertos
— Foto: Divulgação/Fapeam
Por g1 AM