Em redes sociais, se tornou comum que pessoas indiquem seus pronomes em seus perfis. Por exemplo, ele/dele, ela/dela e variantes. Pensando nesse público, o Instagram anunciou, na última terça-feira (11), em sua conta oficial no Twitter, a chegada à plataforma de um novo recurso específico para essa informação.
Por enquanto, a novidade está restrita a poucos países, mas há planos de estendê-la para mais regiões.
Devin Coldewey, do TechCrunch, afirma que conseguiu utilizá-la nos Estados Unidos com a versão 187 do app para iOS, que pôde inserir a maior parte dos termos elencados por uma lista do LGBTQIA Resource Center e que a ferramenta suporta até quatro deles.
Add pronouns to your profile ?
The new field is available in a few countries, with plans for more. pic.twitter.com/02HNSqc04R— Instagram (@instagram) May 11, 2021
Passo a passo
Para aproveitar o lançamento, basta tocar em “Editar perfil” e procurar o campo vazio dedicado a pronomes. Depois, é só escolher as opções desejadas, que aparecerão ao lado do nome, e confirmar a atualização. Vale lembrar que não é permitido inserir qualquer coisa. Além disso, é possível que a lista se amplie conforme é aprimorada.
Por fim, existe a alternativa de exibir a informação apenas a seguidores, se quem configurá-la não quiser deixá-la totalmente pública.
De resto, no Brasil, temos de aguardar um pouco mais para conferirmos as vantagens que o Instagram proporciona com a implementação, como economia de espaço e valorização de identidade de gênero.