Conexão Amazônica
GERAL

Instituições se reúnem em Tefé para analisar o panorama da bioeconomia na região amazônica

Publicidade

Na ocasião, haverá a seleção de um projeto para receber o aporte de R$ 500 mil pelo PPbio

O Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), coordenado pelo Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), promove a primeira Oficina de Bioeconomia da Amazônia, que acontecerá nos dias 1º e 2 de fevereiro, na cidade de Tefé, no interior Amazonas. O evento será realizado na sede da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, localizada na Rua Getúlio Vargas, 219, centro da cidade.

Publicidade

A oficina tem como objetivo promover conexões e trocas de experiência sobre o cenário dos bionegócios amazônicos, reunindo institutos de ciência e tecnologia, startups e empreendedores. O evento tem entrada gratuita.

Durante os dois dias de oficina, serão discutidos temas como o desenvolvimento de negócios baseados em recursos naturais, inovação tecnológica e sustentabilidade.

“O apoio a novos negócios no interior busca irradiar os resultados do PPBio apoiando a economia baseada no uso sustentável dos recursos naturais da Amazônia”, disse o diretor de inovação em bioeconomia do Idesam e coordenador do PPBio, Carlos Koury.

O evento é apoiado pelo Governo do Reino Unido, Partnerships for Forests, Suframa e Prefeitura de Tefé. Conforme afirma o secretário de ciência, tecnologia e inovação de Tefé, Daniel Sacha, o evento vai contribuir para o desenvolvimento do conhecimento na cidade.

“Temos certeza que esse evento irá agregar bastante valor para nossa população, promovendo troca de experiências, colaboração e criatividade sobre o cenário dos bionegócios amazônicos”, pontua.

Premiação

No primeiro dia, o foco será o fortalecimento dos agentes deste ecossistema a partir de discussão, troca de ideias, vivências sobre negócios sustentáveis na Amazônia e uma explicação sobre o funcionamento de incubação de projetos no PPBio. Já no segundo dia, haverá apresentação de pitch de startups e projetos de institutos de ciência e tecnologia, incluindo o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Mamirauá. O melhor projeto receberá apoio técnico e o aporte de R$ 500 mil do PPBio para o seu desenvolvimento. Os critérios de avaliação serão o enquadramento nas normas da Suframa e Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia (CAPDA).

Sobre o PPbio

O PPBio foi criado pela Suframa em 2019, é coordenado pelo Idesam e tem como objetivo mobilizar recursos da iniciativa privada para investimentos na bioeconomia amazônica.

Foto: Reprodução

Publicidade

Leia mais

’Nossa Energia Move a Amazônia’ promove a saúde através de corrida de rua e incentiva a busca por qualidade de vida

elayne

Sine Manaus oferta 154 vagas de emprego nesta segunda-feira, 30/1

elayne

Idam firma parceria com conselho Indígena para fortalecer agricultura familiar no Baixo Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais