O Instituto Athlon-SP fez história ao sagrar-se campeão do Campeonato Brasileiro de goalball masculino pela primeira vez. A equipe paulista superou o IRM-PR em uma final emocionante, com o placar de 5 a 4, em partida disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, no último domingo (9).
O gol decisivo, que garantiu a vitória e o título inédito ao Instituto Athlon-SP, foi marcado por Emerson. O atleta expressou grande emoção com a conquista. “É uma emoção muito grande conquistar esse título inédito e ainda marcar o gol da vitória. Foi uma partida equilibrada do início ao fim, e esse resultado coroa todo o trabalho que temos feito ao longo dos últimos anos”, declarou.
No campeonato feminino, o SESI-SP manteve sua hegemonia ao conquistar o octacampeonato. A equipe paulista venceu o ICEMAT-MT por 3 a 0, repetindo a final de 2024, onde também triunfou. Este é o oitavo título do SESI-SP na competição, após vitórias em 2024, 2023, 2022, 2019, 2017, 2016 e 2013.
Daniele Longhini, ala esquerda do SESI-SP, comentou sobre a reedição da final contra o ICEMAT-MT. “Encontrar o ICEMAT de novo nessa final é muito legal porque é uma equipe que vem jogando bem como a gente. O placar menor que o do ano passado exigiu mais paciência e concentração, e conseguimos manter isso”, afirmou.
O Campeonato Brasileiro de goalball foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV). A competição contou com a participação de 12 equipes no torneio masculino e dez equipes no feminino, reunindo os melhores atletas da modalidade no país.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


