Conexão Amazônica
SAÚDE

Instituto Butantan começa a recrutar voluntários para testar vacina contra coronavírus

Publicidade

nstituto Butantan começa a recrutar voluntários para teste de vacina contra coronavírus.


A vacina está sendo desenvolvida por um laboratório chinês, o Sinovac, e no Brasil a pesquisa é coordenada pelo Butantan. 12 centros de pesquisa em todo o país vão acompanhar 9 mil voluntários que vão ser recrutados para participar da fase 3 do estudo, que avalia a eficácia na prevenção de casos de Covid-19.

Para isso, metade dos voluntários vai tomar a vacina e a outra metade vai tomar um placebo, um produto que se parece com a vacina, mas que não tem o princípio ativo.


Se funcionar e o número de infecções pelo coronavírus entre as pessoas que tomaram a vacina for menor que entre as que usaram o placebo, em setembro já vai ser possível contar com 60 milhões de doses do produto, como explicou o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas.


O acordo firmado também prevê a transferência de tecnologia para a produção no Brasil. Segundo Dimas Covas, a previsão é de que, em 10 meses, o Instituto Butantan já esteja pronto para produzir até 100 milhões de doses.


Essa não é a única vacina sendo testada no país. No Rio de Janeiro, a Fiocruz coordena os testes de uma vacina que está sendo desenvolvida pela universidade britânica Oxford.


Para o professor da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP, Celso Granato, não é por acaso que o Brasil virou terreno de disputa para testes de vacina. Isso acontece porque o país é um dos epicentros da pandemia, o que faz com que os brasileiros estejam muito expostos ao vírus, o que facilita as pesquisas.


Tanto no caso da vacina chinesa quanto no caso da vacina britânica, a distribuição e a produção de doses só vão ser possíveis depois que os produtos forem registrados pela Anvisa e passarem pela regulação do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Foto: Divulgação

Fonte: Agência Brasil

Publicidade

Leia mais

Posto de vacinação contra a Covid-19 da Unip não funciona nesta segunda e terça-feira

Elaine Marques

Paciente recebe alta médica do Hospital de Combate ao Covid-19 da Nilton Lins

Elaine Marques

Amazonas supera 6 mil casos de dengue e registra a 5ª morte pela doença em 2023

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais