Conexão Amazônica
GERAL

Internos do sistema prisional amazonense poderão participar do Encceja-PPL

Publicidade


A esperança por um futuro melhor motivou os reeducandos do sistema prisional amazonense a terem um bom aproveitamento no Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem-PPL). Buscando alcançar novamente esse mesmo resultado, a Escola de Administração Penitenciária (Esap), vinculada à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), iniciará as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, para Pessoas Privadas de Liberdade (ENCCEJA-PPL).

As inscrições para a prova serão realizadas entre os dias 7 e 18 de junho. Para participar, os reeducandos deverão cumprir alguns pré-requisitos, como ser alfabetizado e ter a certificação do Ensino Fundamental – sendo este último somente necessário para aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do Ensino Médio, por meio da avaliação.

Publicidade

Os familiares devem estar atentos para ajudar no encaminhamento da documentação necessária, caso o seu ente custodiado manifeste interesse em participar do exame. Os estabelecimentos penitenciários terão até o próximo dia 20 para enviar à Esap as relações nominais com a numeração e cópia de CPF e RG dos reeducandos participantes, bem como os nomes dos auxiliares pedagógicos, chefes de sala e aplicadores contendo os CPFs, RGs, Pis, Conta Corrente, Agência, Nome do Banco, E-mail e número de celular dos mesmos.

De acordo com a diretora da Esap, Sônia Cabral, a prova é mais uma porta para a ressocialização dos internos. “Trabalhamos arduamente para que os nossos reeducandos tenham acesso às mais diversas formas de educação e ressocialização. O Encceja-PPL vem como mais um desses caminhos adotados, para que eles tenham a oportunidade de concluir o ensino básico e começar o seu processo de mudança”, declara.

Organização – As provas do Encceja-PPL serão aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro, nas próprias unidades prisionais, onde equipes pedagógicas também farão a preparação dos internos para o exame. A aprovação é uma das formas do reeducando possuir o certificado de conclusão do ensino regular, tornando-se também uma das principais vias dele rumo ao Ensino Superior, que hoje também é ofertado dentro do sistema prisional via ensino a distância (EAD).

FOTOS: Divulgação/Seap

Publicidade

Leia mais

Prefeitura divulga lista de mulheres selecionadas em oficinas de qualificação profissional

elayne

Prefeitura abre inscrições para o Programa Bolsa Pós-Graduação na próxima segunda-feira, 9/10

elayne

Prefeitura de Manaus apresenta novo portal de Regularização Fundiária de Unidades Educacionais 

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais