Conexão Amazônica
GERAL

Ipea: trabalhadores informais receberam só 60% do habitual com a pandemia

Publicidade

Trabalhadores informais, aqueles que trabalham por conta própria, receberam apenas 60% do rendimento habitual e foram os mais afetados pela pandemia do coronavírus. A análise é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) feita com base em microdados da Pnad Covid-19 do IBGE.

O Ipea analisou os efeitos da pandemia sobre o mercado de trabalho e o impacto do auxílio emergencial na renda dos brasileiros. Os dados revelam que os rendimentos médios da população no mês de maio correspondem a 82% da renda habitual.

Publicidade

Os trabalhadores formais foram os menos atingidos. No setor privado, os empregados com carteira assinada receberam 92% do habitual, contra 76% no caso dos trabalhadores sem registro. Já funcionários públicos contratados pela CLT receberam 96% do habitual, enquanto militares e estatutários obtiveram 98%.

O pesquisador do Ipea, Sandro Sacchet, autor da análise, afirma que o auxílio emergencial foi importante na sustentação das famílias com renda mais baixa. Após receber o benefício, os rendimentos nestes domicílios atingiram 103% do que seriam com as rendas habituais.

No mês de maio, cerca de 32% dos domicílios não apresentaram nenhuma renda de trabalho. De acordo com o estudo, 5,2% dos domicílios, cerca de 3,5 milhões, sobreviveram apenas com os rendimentos do auxílio emergencial. O estudo aponta ainda que o benefício compensou cerca de 45% do impacto total da pandemia na massa de rendimentos no país.

Publicidade

Leia mais

Prefeitura alerta sobre estelionatários fazendo cadastro para habitação

elayne

Mega-Sena deve pagar R$ 25 milhões nesta quarta-feira

elayne

Prefeitura enfatiza importância do apoio federal para minimizar danos causados pelo rigoroso inverno amazônico

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais