POLÍCIA

Ipem-AM constata concentração de metais nocivos à saúde em bijuterias comercializadas em Manaus

Publicidade

Nas amostras coletada foi identificada a presença de cádmio e chumbo, que podem provocar alergia em contato com a pele

Em ensaios realizados no laboratório do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), nesta quinta-feira (22), foi constatada concentração de metais nocivos à saúde em bijuterias comercializadas em Manaus. No período de 19 a 22 de junho, as equipes de fiscalização do  coletaram 18 amostras de bijuterias em 15 lojas de Manaus, nove produtos foram reprovados por estarem fora das conformidades e apresentarem teor de chumbo e cádmio acima do percentual permitido.

Publicidade

A ação, realizada simultaneamente em 15 estados brasileiros, faz parte do Plano Nacional de Vigilância em Mercado (PNVM), coordenado pelo Instituto Nacional de Metrologia de Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

O diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, explicou que, conforme a Portaria nº 123/21 do Inmetro, é proibida a comercialização, no mercado nacional, de bijuterias com concentrações de cádmio e chumbo superiores às permitidas.

“Nesta semana, as equipes do Ipem-AM intensificaram as ações tendo como alvo as bijuterias, dentro do PNVM. Nosso foco é destacar o quanto algumas peças podem trazer riscos à saúde em contato com a pele. Foram coletadas amostras e, no ensaio, constatamos a presença de metais nocivos à saúde. É bom deixar claro que o uso de produtos contendo excesso de cádmio e chumbo podem causar intoxicação e alergias”, completou Renato Marinho. 

Conforme a Portaria nº 123/21 do Inmetro, as bijuterias não podem apresentar concentrações de cádmio iguais ou superiores, em peso, a 0,01%; e de chumbo iguais ou superiores, em peso, a 0,03%. 

Ainda segundo Renato Marinho, as lojas que comercializam os produtos reprovados em ensaio serão notificadas e terão o prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM.     

PNVM

O PNVM teve início em abril e cada semana um produto é alvo de fiscalização. Nesta etapa, o foco são as bijuterias, mas, anteriormente, já foram verificados, balanças, kit de GNV, capacetes, postos de combustíveis, componentes cerâmicos, máquinas de lavar roupas e refrigeradores, blocos cerâmicos, cronotacógrafos, brinquedos, taxímetros e fios, cabos e cordões flexíveis elétricos.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de possíveis irregularidades devem entrar em contato com a Ouvidoria do Ipem-AM, no telefone 0800 092 2020, segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo site: https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/, e das redes sociais do órgão: Instagram – @ipem.amoficial; Facebook – Ipem Amazonas e Twitter – @ipemamoficial.

FOTOS: Glauber Silva/Ipem-AM

Por Matheus Gil / agenciaamazonas

Publicidade

Leia mais

Caso Silvanilde: namorado da filha é ouvido na Delegacia de Homicídios nesta quarta (25)

elayne

DRFV cumpre mandado de busca e apreende menor com entorpecente no Monte das Oliveiras.

elayne

Homem é preso por roubar cordão de turista paulista no Centro de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais