Ipixuna, Amazonas | Localizado na calha do rio Juruá, distante 1.380 quilômetros de Manaus. Com 29.689 habitantes é administrado por Maria do Socorro de Paula Oliveira (PSDB), desde janeiro de 2017.
Ipixuna está entre os dois Municípios do Amazonas que não têm casos confirmados do novo coronavírus até esta terça-feira (26/05/2020). Os trabalhos de prevenção foram adotados pela gestora assim que Manaus registrou o primeiro caso de Covid-19.
MEDIDAS ADOTADAS
A suspensão do transporte fluvial de passageiros e o fechamento da pista do aeroporto para voos comercias foram algumas das medidas adotadas quando o vírus começou a se espalhar pelo interior do estado. A pista fica liberada apenas para voos de urgência e emergência e quando chega um voo, todos os tripulantes passam por monitoramento da equipe de saúde. Eventos que aglomerem dez pessoas ou mais também foram suspensos e o uso de máscara é obrigatório para quem estiver em vias publicas no Município. Embarcações que fazem o transporte de cargas foram reduzidas.
Toda mercadoria que chega no Município, antes do comerciante ter acesso – passa por um processo de sanitização. Os tripulantes ficam isolados em um hotel alugado pela prefeitura e são monitorados pela equipe de saúde. Pias foram instaladas nos locais de maior circulação de pessoas para garantir que lavem as mãos. Todos os dias no final da tarde é feito uma desinfecção em locais públicos onde existe maior circulação de pessoas, principalmente no centro comercial.
Duas barreiras sanitárias foram montadas no alto e baixo Rio Juruá (único caminho para ter acesso ao Município por via fluvial), e todas as embarcações de pequeno, médio e grande porte que passam pelo rio, são avaliados pela equipe da saúde. As embarcações que tentam fazer o transporte de passageiros de forma irregular são orientadas pela polícia a retornar ao destino de origem.
VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Maria Oliveira liberou um acréscimo de 40% sobre o salário dos profissionais que atuam na linha de frente durante a pandemia de coronavírus. O aumento foi disponibilizado para: motoristas, serviços gerais, auxiliares, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos que terão contato diretamente com pacientes infectados se Ipixuna registrar casos.
ESTRUTURA DA SAÚDE PÚBLICA
Ipixuna é servido com apenas um hospital e não há leitos de UTI, a prefeita fechou parceria com a prefeitura de Cruzeiro do Sul, no Acre, Município vizinho. Se houver leitos disponíveis no Hospital do Município acreano e, Ipixuna precisar de UTI, será feito a remoção do paciente em UTI aérea para o hospital do Juruá.
Três respiradores mecânicos não invasivos já foram comprados para equipar a sala rosa montada dentro do hospital de Ipixuna pela secretaria de saúde Municipal. A sala rosa tem cinco leitos clínicos disponíveis.
“Quando Manaus registrou o primeiro caso já começamos a estudar medidas, porque sabíamos que chegando na capital, rapidamente se estendia para o interior do estado. E assim como o mundo, Ipixuna não dispõe de estrutura para atender pacientes com a doença, portanto trabalhamos de forma rígida na prevenção porque prevenir é o melhor remédio para salvar vidas”, disse Maria.
Boletim epidemiológico atualizado (26/05/2020) : 0 confirmados; 22 em monitoramento; 102 liberados do monitoramento; 0 óbitos; 17 suspeitos; 17 descartados.