Conexão Amazônica
POLÍCIA

Jairinho é afastado da presidência da comissão mais importante da Câmara Municipal do Rio

Publicidade

A Câmara Municipal do Rio afastou o vereador Dr. Jairinho (sem partido, ex-Solidariedade) da presidência da Comissão de Justiça e Redação, a mais importante da Casa. Preso acusado de matar o enteado Henry, de 4 anos, o parlamentar teve o afastamento publicado no Diário Oficial desta segunda-feira, 19, com assinatura do presidente do Legislativo carioca, Carlo Caiado (DEM).

Ao elencar os motivos que justificam a medida, Caiado citou a expulsão de Jairinho dos quadros do Solidariedade, partido pelo qual foi eleito pela última vez. Ele determina ainda que seja incluída na pauta a deliberação do plenário para escolher um novo membro interino para a comissão. Antes, Jairinho já havia sido expulso do Conselho de Ética.

Diante da repercussão do crime – Henry teria sido morto após sessão de tortura praticada por Jairinho -, o vereador pode até ser o primeiro da história a ser cassado pela Câmara do Rio. Mesmo com histórico de prisões ao longo deste século, a Casa sempre optou por deixar com a Justiça esse tipo de decisão, limitando-se a cumprir o regimento interno. Desta vez, fala-se em agir por contra própria para cassar o mandato.

O vereador está em prisão temporária – válida por 30 dias – desde o último dia 8. Com o inquérito já avançado, a tendência é que ele seja denunciado pela morte e tenha a prisão convertida em preventiva, que não tem prazo tão limitado quanto a temporária. Laudos, conversas e imagens embasam a investigação policial. A namorada de Jairinho e mãe de Henry, Monique Medeiros, também está presa.

Publicidade

Leia mais

Órgãos da Prefeitura de Manaus se reúnem com Gabinete de Crise para prevenir atos antidemocráticos

elayne

Suspeito de liderar grupo que roubava motoristas de aplicativo é preso, em Manaus

elayne

Integrantes de organização criminosa são presos com arma e drogas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais