Conexão Amazônica
DESTAQUEPOLÍTICA

Jander Lobato propõe proibição de armazenamento irregular de pneus em áreas públicas de Manaus

Publicidade

Projeto de Lei Complementar apresentado na CMM busca reforçar o Código de Posturas para prevenir riscos ambientais e à saúde

 

O vereador Jander Lobato (PSD) apresentou um Projeto de Lei Complementar (PLC) na Câmara Municipal de Manaus (CMM) que proíbe expressamente o armazenamento, ainda que temporário, de pneus inservíveis em vias públicas, como calçadas, praças e demais áreas de uso coletivo. A matéria foi deliberada nesta segunda-feira (11 de agosto), no Plenário Adriano Jorge.

A iniciativa pretende combater uma prática recorrente na capital, que traz riscos ambientais e à saúde. Pneus descartados de forma inadequada levam cerca de 600 anos para se decompor e, durante o período chuvoso, podem acumular água, tornando-se criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.

Segundo o parlamentar, a proposta acrescenta o inciso IX ao artigo 37 do Código de Posturas, tipificando como infração o descarte de pneus em espaços públicos. O texto prevê penalidades administrativas, que podem incluir advertência, multa e remoção do material.

“Precisamos avançar na conscientização e criar mecanismos que inibam esse tipo de prática, garantindo mais saúde e qualidade de vida para a população”, destacou Jander Lobato.

 

Publicidade

Leia mais

Ex-jogador Daniel Alves pode ganhar liberdade provisória na Espanha sob fiança de 1 milhão de euros

Elaine Marques

Óleo de cozinha: entenda o prejuízo do descarte inadequado

Elaine Marques

Homem introduz escova de dente no pênis e vai parar no hospital

Elaine Marques

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais