Conexão Amazônica
SAÚDE

Janeiro Branco: saber lidar com as adversidades da vida é fundamental para a saúde mental, diz psicólogo do Hapvida NotreDame Intermédica

Woman relaxing and enjoying the day in a warmth park with blurred trees in background. Positive woman having a break from city noise and work breathing fresh air.
Publicidade

Desafios e pressões no trabalho, problemas de relacionamento e crise financeira são alguns tipos de adversidades que em algum momento da vida as pessoas vão se deparar. Saber lidar e superar estas situações são fundamentais para se viver com qualidade e longe das doenças e síndromes mentais.

Conforme o psicólogo Carol Costa Júnior, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, entende-se que a saúde mental é sobretudo saber ressignificar as situações difíceis que acontecem na vida. E a campanha Janeiro Branco aborda, logo no início do ano, período de recomeços, a importância da busca pelo autoconhecimento como forma de manter o equilíbrio mental.

Publicidade

“A saúde mental é algo que deve ser trabalhada diariamente e não necessariamente está ligada somente a sensação de felicidade e realização de coisas boas, entende-se também que ela é o ato de saber encarar as experiências difíceis do dia a dia. É um movimento de constante aprendizado e crescimento pessoal”, explica Carol.

A insatisfação no trabalho associada à sobrecarga de demandas é uma das situações responsáveis pelo avanço de doenças mentais como a ansiedade e depressão. Um exemplo é a Síndrome de Burnout, distúrbio emocional causado pelo excesso de trabalho. Entre os sintomas, as pessoas sentem exaustão extrema, estresse e esgotamento físico.

“Dormir e se alimentar bem, praticar atividades físicas regulares, ler um bom livro e ter momentos de lazer são algumas orientações que ajudam a manter o equilíbrio mental. No trabalho, é vital que se tenha um horário de intervalo, para que as pessoas possam descansar. Alongar o corpo durante o expediente, buscar não levar trabalho para casa sabendo que é preciso ter hora pra tudo, são algumas formas de não adoecer mentalmente e produzir melhor”, orienta o psicólogo Carol.

Sobre o Grupo Hapvida NotreDame Intermédica
A fusão entre a Hapvida e a NotreDame Intermédica em fevereiro de 2022 levou a criação do maior grupo de saúde e odontologia do Brasil. A nova empresa, com mais de 65 mil colaboradores, atende cerca de 15,9 milhões de beneficiários de saúde e odontologia, que têm a sua disposição a maior rede própria de atendimento, presente nas cinco regiões do País. Nossa rede própria de atendimento foi construída a partir de uma visão abrangente e integrada, voltada ao cuidado da saúde através de mais de 7 mil leitos de atendimento hospitalar em 87 hospitais, 76 Prontos Atendimentos, 321 clínicas médicas e 261 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial, além de unidades especificamente voltadas ao cuidado preventivo e crônico. Desta combinação de negócios, apoiada em qualidade médica e inovação, resulta uma empresa com os melhores recursos humanos e tecnológicos para os seus clientes.

Publicidade

Leia mais

Confirmado caso de coronavírus na Terra Indígena Jaraguá

elayne

Poliomielite, sarampo e monkeypox são temas de debate na 16ª Semana do Controle Social em Manaus

elayne

Sem medicação específica, médico alerta sobre cuidados para evitar transmissão do coronavírus

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais