Conexão Amazônica
DESTAQUESAÚDE

Janeiro Branco: Saúde mental e o impacto do ambiente urbano

Publicidade

Janeiro Branco: Saúde mental e o impacto do ambiente urbanoO Janeiro Branco é uma campanha anual que promove a conscientização sobre a importância da saúde mental. Escolhido por simbolizar um recomeço, o mês de janeiro convida a reflexões sobre metas, mudanças e bem-estar, estimulando as pessoas a darem atenção à sua saúde emocional.

No contexto urbano, essa reflexão ganha ainda mais relevância. As cidades modernas, com seu ritmo frenético, poluição sonora e desigualdades sociais, muitas vezes intensificam problemas como estresse e ansiedade. Por outro lado, também oferecem oportunidades de interação social, acesso a serviços e recursos de apoio psicológico.

A arquiteta e urbanista Melissa Toledo, especialista em saúde mental no contexto urbano, destaca a dualidade entre os desafios e os benefícios das cidades. “As cidades contemporâneas exercem um grande impacto no bem-estar emocional das pessoas. Enquanto a agitação, a desigualdade social e o dinamismo intenso podem aumentar os níveis de estresse e ansiedade, as cidades também têm o potencial de oferecer ambientes que promovem acolhimento, interação social e bem-estar psicológico.”

Melissa reforça a necessidade de repensar as cidades sob a ótica da saúde mental: “O planejamento urbano deve ser encarado como uma ferramenta de apoio à saúde dos habitantes, inclusive à saúde mental. Espaços verdes, áreas de lazer, serviços de apoio psicológico acessíveis e políticas públicas que promovam ambientes acolhedores são fundamentais para a construção de cidades mais solidárias e equilibradas.”

Ela ainda salienta a importância de superar os estigmas relacionados à saúde mental: “Promover a conscientização cultural sobre o cuidado emocional é um desafio, mas também uma oportunidade de incentivar as pessoas a buscarem ajuda quando necessário. O Janeiro Branco é um momento propício para refletirmos sobre o formato das nossas cidades e como elas podem contribuir para uma melhor qualidade de vida física e emocional.”

Assim, a campanha nos convida a pensar em soluções urbanas que vão além da infraestrutura física, criando espaços que não apenas acolham, mas também cuidem da saúde mental de seus habitantes. Afinal, cidades que promovem equilíbrio e bem-estar emocional são mais humanas e solidárias.

Publicidade

Leia mais

Dia Mundial da Atividade Física movimenta UBS da zona Leste

elayne

Prefeitura promove orientações sobre travessia segura e alerta sobre radares eletrônicos na avenida do Turismo

elayne

Primeira etapa de campanha contra influenza e sarampo tem início em Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais