O livro “A Explosão do Podcast” está à venda na Amazon nos formatos e-book e impresso
O universo podcaster está em franca expansão. A mídia voltou à evidência com força total nos últimos dez anos e se popularizou de tal forma que agora não há mais como ignorá-la. Até mesmo os grandes veículos de comunicação como GLOBO, Folha de São Paulo e Veja, passaram a manter vários desses programas como estratégia de oferecer conteúdo diferenciado e complementar para o seu público.
Esse crescimento vertiginoso dos podcasts levou o jornalista e escritor Luiz Valério, um apaixonado pelo tema, a escrever o livro-guia A Explosão do Podcast em que analisa a importância e crescimento dessa mídia. Na obra, o autor ensina passo a passo como criar um programa com qualidade e conquistar espaço nesta ramificação digital. O livro está à venda na Amazon nos formatos e-book e impresso.
No livro A Explosão do Podcast, o autor assegura que o leitor vai aprender todas as etapas da produção de um programa, desde o planejamento, passando pela roteirização, edição e publicação. O texto foi escrito com linguagem bastante didática, oferecendo dicas de sites de hospedagem e equipamentos necessários para gravar podcasts de forma a impactar o ouvinte.
Luiz Valério assegura que nunca houve melhor momento para começar seu próprio podcast do que agora.
“Com a popularização dos smartphones, assim como o crescente número de pessoas conectadas à Internet nos últimos anos, houve um aumento significativo no interesse das pessoas, em escala mundial, por esta forma de produção de conteúdo em áudio”, afirma o autor.
Outro ponto que conta a favor dessa mídia é a sua mobilidade e versatilidade.
“Afinal, um podcast, além de ser uma excelente ferramenta para se manter informado e aprender coisas novas, pode ser lido em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo, seja um smartphone, um tablet ou um notebook, o que faz com que ele se torne indispensável nos dias de hoje”, explica.
Estudioso e entusiasta do marketing digital, Valério assegura, baseado em leituras, pesquisas e na opinião de outros especialistas da área, que o podcast é uma excelente estratégia que, se usada da forma correta, pode levar mais longe a mensagem de empresas de qualquer área. Por exemplo: empresas do porte do Magazine Luíza passaram a produzir podcasts com o objetivo de falar a linguagem dos seus clientes. Há quem diga que o podcasting é o novo blog.
Pesquisas dão sustentação a essa afirmação. Dados de uma pesquisa Ibope, feita ainda em 2019, mostram que cerca de 50 milhões de brasileiros já tinham escutado algum episódio/programa de podcasts. Esse número corresponde a algo em torno de 40% dos 120 milhões de brasileiros que estão conectados à Internet no Brasil. Outros mais de 100 milhões de pessoas no país nunca ouviram falar em podcast, o que representa uma grande oportunidade para quem quer começar.
A plataforma de streaming de áudio Deezer, principal concorrente do Spotify, aponta que o consumo de podcasts no Brasil experimentou um crescimento de 67% somente no ano de 2019. Por outro lado, o próprio Spotify comprou a plataforma Anchor.fm, permitindo que os podcasters (pessoas que produzem podcasts), gravem, editem e subam seus programas para a Internet com mais facilidade. Dessa forma, a plataforma de streaming de áudio ampliou seu catálogo de podcasts.
Roraima não está de fora da onda podcaster. Por lá, já fazem sucesso os podcasts Direto ao Ponto, Macuxicast, produzidos pelo jornalista Luiz Valério, este último em parceria com os escritores Edgar Borges e Zanny Adairalba, e ainda o Boa Bicha, descrito por seus idealizadores como um podcast “roraimense, feito por roraimenses e para roraimenses com o objetivo de fortalecer a cena LGBT+ do estado”.