Conexão Amazônica
AMAZONAS

Juiz autoriza retificação de sexo e nome de bebê intersexo no AM

Publicidade

Com a retificação do sexo, a bebê poderá fazer exames específicos e receber atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS)

Manaus (AM) – Uma família passou por momentos de angustia, após o hospital errar o nome e o sexo de uma bebê intersexual em Manaus. Essa falha do centro médico trouxe diversas dificuldades, desde o impedimento da criança em fazer exames até ela não conseguir um atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a situação da família deve melhorar, depois de o juiz deferir uma sentença que permite a mudança do nome e sexo da criança.

Conforme a advogada que assumiu o caso para representar a criança, Dalimar Silva, a sentença judicial é a medida que autoriza a retificação do registro de nascimento da criança. O processo aconteceu na Vara de Registros Públicos da Comarca de Manaus, na quinta-feira (14).

“Os pais aguardavam com muita ansiedade essa resposta judicial, a fim de encerrar um ciclo e iniciar um novo momento em família. Sem dúvida, a dignidade da criança será reestabelecida”,

disse a advogada.

Com a retificação autorizada judicialmente, a bebê poderá realizar exames pelo plano de saúde que, anteriormente, foram negados, pois eram destinados apenas para pessoas do sexo feminino. A bebê também poderá fazer a cirurgia de redefinição sexual pelo plano.

“Agora, com a inclusão da criança no Plano de Saúde, os pais, que são economicamente hipossuficientes, poderão pleitear a cirurgia reparadora, já que até o momento, não conseguiram pelo SUS”, explica Dalimar.

Além disso, com a mudança do nome, a criança também poderá receber a medicação pelo SUS. “Os pais estão arcando com as despesas de medicamentos, por conta da falha no cadastro da criança”, ressalta a advogada Dalimar Silva. A medicação é essencial para o tratamento da bebê, que possui Hiperplasia Adrenal Congênita (HAC), doença que afeta o funcionamento das glândulas adrenais, e que requer medicação para a vida toda.

Relembre o caso

O registro da bebê como do sexo masculino aconteceu após os médicos informarem aos pais que a criança era um menino. Porém, meses depois, o exame cariótipo – exame genético que é capaz de diagnosticar a presença de alterações cromossômicas, tais como Síndrome de Down, Edwards e Turner –  mudou os rumos da vida da família por diagnosticar que a bebê possuía órgãos reprodutores femininos, sendo uma criança intersexo.

Com essa confirmação, o hospital encaminhou a família para uma consulta com um endocrinologista da Policlínica Codajás, que pediu exames de ultrassom para a bebê. Porém, o procedimento não foi realizado, pois o sexo da criança, no sistema, constava como masculino

“Foi um constrangimento para nós, os pais”,

disse a genitora, personagem da história em questão.

Foi então que a advogada Dalimar Silva, especialista em família, sucessões e regularização de imóveis, começou a acompanhar o caso.

“O hospital requereu alguns exames, os pais foram tentar fazer pelo plano (de saúde), mas não foram autorizados, uma vez que os mesmos somente seriam autorizados a uma pessoa do sexo feminino. Como o registro foi feito como pessoa do sexo masculino, então não foi autorizado”, disse a advogada da família.

Após o constrangimento, a família da criança foi novamente ao cartório para fazer a troca de nome e de sexo. Entretanto, a alteração poderia ser feita somente por meio de um processo judicial. “Segundo os pais, houve uma falha, porque a criança nasceu no dia 13 de agosto de 2021 e somente em dezembro de 2021 é que houve a retificação dos documentos, que é a declaração de nascido vivo por parte da equipe do hospital”, conta a advogada Dalimar Silva.

Foto: Divulgação

*em tempo

Publicidade

Leia mais

Governador Wilson Lima determina novas medidas de prevenção ao Covid-19

elayne

Polícia Civil realizou operação contra a criminalidade e exploração sexual infantil em Borba

elayne

Governo do Amazonas recebe doação de 21 mil itens de EPIs e 12 mil copos de água mineral da Águas de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais