Conexão Amazônica
AMAZONAS

Juiz do Amazonas é destaque nacional em Escola de Magistratura

Publicidade

No cargo de secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), o amazonense Cássio Borges, que é juiz, representa os magistrados de todo o Brasil desde março deste ano. Para ele, a sua missão é continuar seguindo empregando totais esforços na aproximação e na integração entre as escolas judiciais e da magistratura dos tribunais estaduais e federais de todas as regiões do país, promovendo a cooperação e a crescente interlocução no quadro do Sistema Nacional de Educação Judicial.

“Recebi a convocação com muita alegria, senso de humildade e responsabilidade. Sei que os desafios são grandes, tratando-se de um país com tantas realidades, vivências e experiências, mas estou aqui para somar e, na busca do fortalecimento das relações interinstitucionais e internacionais, fazer com que a Enfam siga cumprindo o seu papel com maestria”, destaca o juiz Cássio Borges.

Ele conta que atualmente a Enfam empenha esforços na consolidação de uma Rede Nacional de Escolas Judiciais e de Magistratura, a Renejum, que tem como essência o trabalho em conjunto. “É com essa colaboração, com esse compartilhamento constante de experiências e conhecimentos que podemos aperfeiçoar a educação judicial e, a posteriori, a prestação jurisdicional”.

Judiciário próximo da sociedade

Para o secretário-geral da Escola Nacional da Magistratura, um dos papéis da Enfam é fazer com que o juiz, logo em sua formação inicial, seja inserido no contexto da atividade judicial pensando na sociedade, atentando-se para suas especificidades e diversidades. “É fundamental que se pense em direitos humanos, sistema carcerário, proteção de vulnerável, políticas raciais, questões de gênero, infância e juventude. Pensar no desenvolvimento e nas novas tecnologias, como em ambientes virtuais e inteligência artificial, também é importante. Porque a magistratura tem que acompanhar a sociedade justamente para que a prestação jurisdicional seja eficiente e efetiva. E isso não deve acontecer apenas no momento de ingresso dos juízes, deve continuar por todo o seu trajeto enquanto magistrado”.

Trajetória

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em 1995, onde também fez sua pós-graduação em Direito Civil (1996), o juiz Cássio Borges ingressou na magistratura do Amazonas em 1998, tendo sido titular na Comarca de Jutaí, na 1.ª Vara de Itacoatiara e na Comarca de Rio Preto da Eva, municípios em que também atuou como juiz eleitoral. Foi promovido por merecimento para o 12.º Juizado Especial da capital em 2012. Atualmente, é juiz titular do 1.º Juizado Especial Cível da Capital e presidente da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais do Tribunal de Justiça do Amazonas. Atuou como coordenador-geral de Cursos da ESMAM. No início deste ano assumiu como membro substituto, na classe dos juízes de Direito, do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE/AM). E em março de 2023 tomou posse da Enfam como secretário-geral.

Fotos: Divulgação/Enfam

Publicidade

Leia mais

‘O sonho dela era ter uma casa própria’, diz prima de vítima de deslizamento de terra em Manaus, que completa uma semana neste domingo

elayne

Dia das Mães de superação e garra em meio à pandemia

elayne

Governo do Estado realiza visitas técnicas em São Gabriel da Cachoeira, em ação para fomentar avicultura

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais