Conexão Amazônica
AMAZONASSAÚDE

Levando dignidade e saúde aos ribeirinhos do Amazonas e Roraima

Publicidade

‘Doutores das Águas’ vão percorrer 2,8 mil quilômetros em 20 dias, prestando atendimentos que não são ofertados nas cidades, especialmente na parte odontológica

Com atendimentos médicos, odontológicos e educação socioambiental aos povos ribeirinhos, o “Doutores das Águas” chega a sua 11ª edição na região Amazônica. O trabalho deste ano pretende percorrer cerca de 2.800 quilômetros pelos rios, em 20 dias de viagem, em um barco com voluntários que vão parar em aproximadamente 35 comunidades no Amazonas e Roraima. 

Publicidade

Segundo a voluntária Sâmia Rosa, coordenadora da educação socioambiental, o projeto está utilizando uma nova forma de educar algumas comunidades no interior de ambos os estados.

“Com o Doutores das Águas, a arte, a higiene pessoal e o cuidado com a natureza se unem em encontros incríveis. Cada criança é especial e os adolescentes são fundamentais para o sucesso da nossa iniciativa”, disse Rosa.

Levando dignidade às pessoas

Valdemiro Alves Ribeiro, da comunidade de Itaquera, em Roraima,  penúltima localidade a ser atendida pela primeira leva de voluntários do projeto, destacou que os ribeirinhos da região moram em um rio de difícil acesso e que o Doutores das Águas está levando dignidade à população isolada. 

Esse tipo de atendimento para as pessoas que moram no interior do estado de Roraima é muito bom, pois recebemos tratamento dentário e diversos outros serviços. Só temos a agradecer a todos os envolvidos”, afirmou o ribeirinho.

Início

 O Doutores das Águas começou a partir do olhar do Dr. Francisco Leão Júnior e de Rubinho de Almeida Prado, que pescavam na região Amazônica. Neste ano, o projeto pretende percorrer no Amazonas: os municípios de Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Borba, Novo Airão; em Roraima: Rorainópolis e Caracaraí. A expectativa do grupo, pelas experiências anteriores, é atender mais de 2 mil pessoas.

A jornada que integra 60 profissionais de diversos estados brasileiros é composta de voluntários da área da saúde (médicos, enfermeiros, odontólogos e protéticos), que compõem o único grupo que trabalha na Amazônia e prestam atendimentos que não são ofertados nas cidades, especialmente na parte odontológica.

 Entre medicamentos e doações, o barco irá transportar aproximadamente de 20 toneladas aos ribeirinhos. Segundo informações da organização do Doutores das Águas, a viagem só é possível graças ao apoio de parceiros que participam com doações em dinheiro e materiais diversos necessários para a operação do projeto.

Este ano, a Future Carbon Group, com atuação na região amazônica desde 2021 é a grande parceira oficial da expedição, pois quer ratificar seu compromisso com a garantia de acesso a serviços básicos de saúde, bem-estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas que ali habitam.

Mais informações

O Doutores das Águas, em 2023, iniciou no dia 19 de julho e vai até o dia 12 de agosto. O projeto vai percorrer os rios Negro, Jufari, Paraná Amjaú, Xeurini, Branco, Canumã, Abacaxias, Sucunduri e Acari. Conforme a organização, 200 atendimentos, por dia, estão sendo realizados nas comunidades. Em algumas comunidades, o relato é que as pessoas estão vendo pela primeira vez na vida um médico.

Contribuição

Para contribuir com as ações do projeto Doutores das Águas, o cidadão pode acessar e pedir mais informações por meio do site da organização: www.doutoresdasaguas.org.br.

Foto:  (Divulgação)

Por Thiago Monteiro /@acritica

Publicidade

Leia mais

Operação Estiagem: Fepiam, em parceria com o MDS, entrega mais de 6 toneladas de alimentos às comunidades indígenas de Parintins

Daly Ruiz

Secretária de Saúde reafirma compromisso com a transparência e vai recorrer de multa aplicada pelo TCE

elayne

Anvisa pede explicações ao Butantan sobre uso da CoronaVac em crianças

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais