Conexão Amazônica
Meio Ambiente

Licenciamento ambiental

Publicidade

Merece reflexão o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Tony Medeiros (PL), que acaba com a obrigatoriedade de licenciamento prévio do Ipaam

Merece reflexão o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Tony Medeiros (PL), que acaba com a obrigatoriedade de licenciamento prévio do Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) para o uso de recursos florestais.

Como explicou o parlamentar à imprensa, o projeto visa, sobretudo, desburocratizar o processo de concessão, ou renovação, do licenciamento ambiental, facilitando o incremento de projetos direcionados ao uso dos recursos florestais do Estado com fins econômicos.

O projeto altera a Lei n° 2.416, de 22 de agosto de 1996, que, na opinião de Tony, possui dispositivos que ele considera inconsistentes e que forçam o Ipaam a impor uma absurda rigidez de procedimentos desnecessários à concessão do licenciamento, inclusive atropelando a competência da secretaria fazendária do Estado.

“Essa lei condiciona a emissão e a renovação das licenças ambientais à questão tributária. E na realidade isso é só mais um empecilho burocrático que atrasa tanto a emissão quanto a renovação das licenças ambientais”, afirmou Tony a um site de notícias.

Sobretudo, o projeto de Tony é digno de ser debatido com a seriedade indispensável à questão, tendo em vista a expectativa de grandes investidores internacionais, interessados em projetos de economia verde, com relação à Amazônia e ao Amazonas a partir de 2023.

Os investidores possuem bilhões de dólares para investir na região, mas exigem segurança jurídica para tocar grandes projetos na região. Por isso, a iniciativa de Tony é oportuna e deve ser debatida sem preconceitos, à luz do bom senso.

Foto: Divulgação

fonte: em tempo

Publicidade

Leia mais

Manaus terá um mês inteiro de ações voltadas ao meio ambiente promovidas pela prefeitura

elayne

Cinco bares do Vieiralves são fiscalizados por denúncia de poluição sonora

elayne

Ações de preservação do sauim-de-coleira são retomadas pela prefeitura

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais