Conexão Amazônica
CIDADES

Liminar contra Amazonas Energia é mantida e instalação de medidores segue proibida

Publicidade

População vem reclamando da instalação de novos medidores e alega que está sendo lesada

O desembargador Lafayette Carneiro Vieira Júnior inferiu, nesta terça-feira (25), o recurso de Agravo de Instrumento da empresa Amazonas Energia contra a decisão do juiz Manuel Amaro de Lima, que suspendeu, na última sexta-feira (21), a instalação do Sistema de Medição Centralizada (SMC) atendendo a uma Ação Popular.

Publicidade

A decisão o magistrado não acatou os argumentos apresentados pela companhia, de que a decisão do juiz de primeira instância acarreta perigo de lesão grave ou de difícil reparação ao plano de instalação dos novos medidores de consumo de energia elétrica. “Trata-se de matéria de fundo, devendo ser analisada quando do julgamento do mérito do recurso”, diz Lafayette Vieira.

Ainda na sua decisão, o desembargador destaca o esclarecimento do juiz Manuel Amaro, de que o Amazonas é o único ente federativo onde as Perdas Não Técnicas de Energia superam os 100% do mercado atendido, “ou seja, perde-se energia mais do que é consumido legalmente por todos os consumidores, fazendo com que o cidadão de bem, arque pelo prejuízo do cidadão de má índole”. A situação ocorre pelo alto índice de perdas de energia ou desvios e furtos, prejuízos pagos em parte pelos consumidores adimplentes, nas revisões tarifárias que definem os novos valores das contas de energia.

Na sua decisão, o juiz Manuel Amaro acatou os argumentos da Ação Popular ingressada por Eduardo Braga de que o novo sistema de medição remoto afronta o direito do consumidor de auferir a fiscalização o seu próprio consumo. O SMC é um aparelho instalado há quatro metros de altura, impedindo que o cliente acompanhe o registro do que está sendo consumido.

Publicidade

Leia mais

‘Hoje a manutenção do meu emprego é graças à CNH Social’, relatou contemplado do projeto do Governo do Amazonas

elayne

Prefeitura realiza visita técnica na feira Manaus Moderna de prevenção à cheia do rio Negro

elayne

Senado aprova alterações no Código de Trânsito Brasileiro

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais