Conexão Amazônica
POLÍTICA

Lira anuncia retorno do trabalho presencial com cobrança de vacina

Publicidade

O presidente da Câmara dos Deputados disse que a mudança vale a partir de segunda-feira (25) e foi decidida pela Mesa Diretora

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou, nesta terça-feira (19), que os trabalhos presenciais da Casa serão retomados na próxima segunda-feira (25). A medida atende a uma decisão da Mesa Diretora. Para o retorno, será exigido o cumprimento de uma série de determinações sanitárias, como a exigência da vacinação contra a Covid-19. 

Pelas redes sociais, Lira detalhou: “Serão tomadas todas as medidas administrativas e sanitárias no retorno das atividades, entre elas, a apresentação da carteira de vacinação”. 

Publicidade

Mesmo sem os detalhes, o anúncio já foi suficiente para provocar divergências por parte de deputados aliados do governo, sobretudo para aqueles que não se vacinaram contra a Covid-19, seguindo o exemplo do presidente da República, Jair Bolsonaro. O argumento é de ter a liberdade cerceada, inclusive com a limitação do direito parlamentares. Por isso, já há um movimento do grupo para barrar a exigência. 

Ao R7, o deputado Carlos Jordy (PSL-RJ) argumentou que a decisão ocorre em um momento em que os próprios estados e municípios estão revendo a cobrança de uma espécie de passaporte sanitário para a entrada em eventos. “É arbitrária e temerária a decisão, por parte de Arthur Lira e da Mesa Diretora, cerceando liberdades e obrigando pessoas a se vacinarem com um imunizante experimental”, disse. 

Jordy, que tomou a primeira dose da vacina, mas disse estar em dúvida se completaria o esquema de imunização, afirmou, também, que é necessário pensar em uma maneira de manter os trabalhos por videoconferência e votação à distância, do contrário, “obrigaria deputados que não querem ou não podem a se vacinar”. Ele questiona, por fim, se a própria entrada do presidente da República será barrada. “Vai privar o presidente a entrar?”. 

Os detalhes com as regras serão publicados na revista da Casa pela Diretoria-Geral. A previsão é que saia ainda nesta terça-feira (19). 

Publicidade

Leia mais

Senado avalia votar Código Eleitoral até o fim deste mês, diz Pacheco

elayne

Fortalecer Associações de Táxi Frete é compromisso de Isaac Tayah

elayne

Romero lança site com suas propostas para transformar Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais