Desde a última semana, a Distribuidora Atem e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam) realizam uma série de lives mostrando alternativas sustentáveis ao meio ambiente. A iniciativa acontece em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. O tema do evento desta segunda-feira (8), às 18h, a será “Compostagem em Casa – Como Fazer?”. E, na quarta-feira (10), também às 18h, “Horta em Ambiente Urbanos – Primeiros Passos”. O público pode conferir as lives no Instagram @postosatem.
As lives terão a participação do coordenador de comunicação do Idesam, Samuel Simões Neto, como mediador e palestrante. Segundo ele, Segundo ele, os temas foram definidos a partir de ações que as pessoas possam colocar em prática em casa e com poucos recursos, considerando que muitas pessoas ainda estão em quarentena. A ideia é dar dicas práticas de como executar essas ações e também tirar dúvidas do público participante. O jornalista atua em ações de conscientização e mobilização do instituto, prestando apoio técnico a negócios e empreendedores que produzem de forma sustentável.
A programação desta segunda-feira terá participação de Andressa Barroso, voluntária do grupo Igarapés Limpos, que abordará os benefícios de ter uma composteira em casa, entre eles, o de reduzir em cerca de 50% o lixo gerado, além de ajudar a cidade, aliviando a demanda por aterros sanitários, reduzindo a emissão de poluentes e evitando a contaminação do solo, dos lençóis freáticos e da atmosfera.
No dia 10, o evento encerra com dicas de “Horta em Ambiente Urbanos – Primeiros Passos”. A proposta é ensinar como iniciar um projeto de horta em casa ou apartamento. Plantar uma horta própria tem inúmeros benefícios, entre eles a possibilidade de ter acesso a produtos frescos e orgânicos em casa. A horta também pode se tornar uma atividade terapêutica, além de ser um negócio para comunidades baixa renda.
A live terá participação de Janete Canto, presidente do Instituto de Sociabilização Reeducar e mentora do projeto Minha Horta Cidadã, que promove segurança alimentar por meio do uso da agroecologia. Além de promover a inclusão social, o projeto valoriza a produção orgânica, sem o uso de agrotóxicos e outros produtos nocivos à saúde.