Conexão Amazônica
DESTAQUEFAMOSOS

Luis Fernando Verissimo morre aos 88 anos em Porto Alegre

Publicidade
Morreu na madrugada deste sábado (30), o escritor gaúcho Luís Fernando Verrísimo,  após complicações causadas por uma pneumonia. Ele estava internado desde o mês de agosto em uma unidade de terapia intensiva (UTI), no Hospital Moinhos de Ventos, em Porto Alegre.
O escritor deixa a esposa, Lúcia Helena Massa e mais três filhos, Fernanda, Mariana e Pedro Veríssimo. Em 2021 ele sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), e um ano depois fez uma operação onde recebeu um marca-passo no coração. Ele também tinha mal de Parkinson.

O gaúcho era filho do escritor Érido Veríssimo e chegou a publicar mais de 80 livros, entre os destaques estão O Popular: Crônicas ou Coisa Parecida, A Grande Mulher Nua e Ed Mort e As mentiras que os homens contam. Graças as crônicas e contos Veríssimo se tronou um dos escritores contemporâneos mais famoso do país. O livro O Analista de Bagé, lançado em 1981, teve a primeira edição esgotada em uma semana.

O escritor atuou em diferentes áreas como e formatos como: cartunista, tradutor, colunista, roteirista, publicitário, revisor, dramaturgo, romancista. Além da escrita o ele também era um apreciados da boa música e praticava saxofone.

Em um entrevista ao programa Sem Censura, da TV Brasil,o escritor falou um pouco sobre a sua trajetória.

“Até os 30 anos eu não tinha a menor ideia de ser escritor, muito menos jornalista. Eu fiz de tudo, e nada deu certo. Aí quando eu comecei a trabalhar em jornal – e naquela época não precisava de diploma de jornalista – foi quando eu descobri a minha vocação. Sempre li muito, mas nunca tinha escrito nada. Então, eu sou um caso meio atípico”, disse.

 

Foto: Sylvio Sirangelo/VEJA)

 

Publicidade

Leia mais

Funcionários da UNINORTE são homenageados por 30 Anos de serviços à educação amazonense

elayne

Prevenção e tratamento de infecção de sítio cirúrgico é tema de palestra na Maternidade Dr. Moura Tapajóz

elayne

Cuidados com a saúde durante o Festival de Parintins

Daly Ruiz

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais