Conexão Amazônica
EDUCAÇÃO

Madrigal da UEA desenvolve atividades artísticas durante Pandemia

Publicidade

Devido o momento atual de pandemia do Covid-19, as atividades artísticas tornaram-se limitadas. Para manter os trabalhos do Madrigal Amazonas foram necessárias adaptações para o meio digital e, dentro das limitações, obedecendo ao isolamento social e as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Uma das estratégias foi a criação de uma sala de aula no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a criação de um roteiro de atividades para os integrantes do grupo, além de montar um cronograma com os encontros mensais no período de maio a julho.

Durante os três meses, os membros do Madrigal estudaram poemas para coro musicados pelo professor da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), maestro Adroaldo Cauduro. O conteúdo ainda integrava orquestra de cordas e músicas instrumentistas solistas de importantes poetas como os amazonenses Thiago de Mello, Tenório Telles, Elson Farias, Luiz Bacellar e Astrid Cabral, os gaúchos Mario Quintana, Carlos Nejar e Maria Dinorah, o português Fernando Pessoa, o espanhol Federico Garcia Lorca e a americana Emilly Dickinson.

Publicidade

Durante o processo de estudo do repertório, o grupo gravou ainda vídeos das peças “Kyrie”, da Missa da Coroação de Mozart e o poema “Mar Português”, de Fernando Pessoa. Os vídeos foram produzidos a partir de gravações caseiras individuais produzidas pelos integrantes, que posteriormente foram editados e justapostos, simulando o canto em grupo das obras. “As gravações são gestos de solidariedade à comunidade em tempos tão difíceis característicos de isolamento social. Em breve, os vídeos serão divulgados em plataformas virtuais”, explicou o maestro.

Motivação – Cauduro enfatiza que foi preciso manter a “chama acesa” do grupo para continuar motivado a obter um resultado artístico de excelência. “Para nós esse é o maior desafio, pois o contato pessoal durante os ensaios e a construção da sonoridade coletiva das obras musicais são fundamentais para o fortalecimento do espírito coletivo do grupo e obtenção de um resultado artístico de qualidade”, destaca.

Segundo o maestro Adroaldo, todas as atividades do Madrigal Amazonas da UEA são dirigidas à comunidade, incluindo peças tradicionais do repertório coral e composições inéditas envolvendo artistas brasileiros e do cenário amazonense. “Fico feliz em poder contribuir com a comunidade e a Universidade durante esse período de isolamento social. As atividades artísticas, em especial as atividades musicais, ajudam pessoas a seguirem em frente e superarem suas angústias e incertezas diante desta Pandemia tão avassaladora”, enfatizou.

Festivais online – Madrigal participará ainda do 6º Festival Amazonas de Corais (FAMCOR), do 1º Festival Brasil On-Line de Coros, Canta Brasil 2020 – Prefeitura de Caxambu e do XVIII Festival Paraibano de Coros On-line (Fepac). As apresentações serão do poema musicado “Mar Português” e o vídeo do “Gloria” da Missa em Dó Maior KV317 – Missa da Coroação – de W. A. Mozart, gravado durante o 5º Festival Amazonas de Corais (FAMCOR) no qual o Madrigal, em conjunto com a Orquestra Sinfônica, interpretou a missa completa.

O 6º FAMCOR acontece no período de 16 a 19 de setembro, o Canta Brasil 2020 ocorre de 23 de setembro a primeiro de outubro, o XVIII Fepac 2020, de 04 a 06 de novembro e o 1º Festival Brasil On-Line de Coros está previsto para outubro.

Madrigal Amazonas da UEA – Composto por 26 cantores e um pianista correpetidor, O Madrigal Amazonas da UEA é um projeto de extensão que visa proporcionar experiências formativas aos seus membros por meio da prática do canto coral, bem como formar apreciadores musicais dentro da comunidade e difundir um repertório musical variado.

O Madrigal Amazonas da UEA se apresenta como um importante espaço de aprendizagem para os alunos do curso de Música da UEA, assim como para membros da comunidade interna e externa, interessados em adquirir e desenvolver saberes no campo da Música.

Publicidade

Leia mais

Risco de evasão em escolas públicas chega a 31%, diz pesquisa

elayne

Arcos Dorados lança Programa de Orientação Vocacional gratuito para contribuir com o futuro profissional de jovens de todo o país

Daly Ruiz

MEC divulga resultado preliminar do Parfor Equidade

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais