Conexão Amazônica
CIDADES

Mãe das águas: Grafite em reservatório na Ponta Negra destaca cores e cultura da Amazônia

Publicidade

A cultura amazônica em uma arte nas alturas. Com esse enfoque, a concessionária Águas de Manaus resolveu dar uma nova cara ao reservatório localizado na avenida Coronel Teixeira, na Ponta Negra, zona Oeste. O local agora conta com um grafite de autoria do renomado artista Raiz Campos, intitulado como “Mães das Águas”. Desde que começou a ser desenhada, a arte vem chamando a atenção de quem passa pelo local e está virando um “point” para fotos nas redes sociais.

Raiz Campos destacou que o grafite é o maior da região norte e representa um sonho realizado. “Este é o maior grafite da Região Norte, nunca pintei um reservatório como esse. Cheguei a pintar viadutos, mas esse é ainda maior. Esse é um treino para pintar reservatórios mais altos. Estou realizando um sonho. É um grande desafio”, afirmou.

Publicidade

A iniciativa de grafitar o reservatório faz parte da campanha “#Manaus no Coração”, programa da concessionária que promove uma série de ações voltadas para cultura, capacitação, empreendedorismo, esporte e bem-estar social. Além da produção do grafite, o reservatório da Ponta Negra também contará com um mural colaborativo, transformando o espaço em um local de uso coletivo para moradores da cidade e turistas. “O reservatório possui aproximadamente 27 metros. Fiquei bem livre para desenvolver arte e poder trabalhar um conceito mais voltado para a água. O desenho escolhido é de uma índia, inspirada em uma amiga moradora do município de São Gabriel da Cachoeira. Ela simboliza as populações que cuidam da floresta, da água, do planeta. Ela é como se fosse a mãe da água”, descreveu Raiz Campos, sobre o conceito da arte desenvolvida para o reservatório. O

mural colaborativo deve ser iniciado ainda em novembro. Alguns jovens da cidade vão receber uma oficina de Raiz Campos e produzirão a arte do mural sob a supervisão do artista.

“MÃE DAS ÁGUAS” – O desenho “Mães das Águas” é inspirado em uma indígena moradora da cidade de São Gabriel da Cachoeira, da etnia Piratapuia. Segundo o artista Raiz Campos, a indígena conhecida como “Margot” teve a aldeia invadida na fronteira do Brasil com a Colômbia por integrantes das Farcs. Durante a invasão, a índia consegui fugir nadando pelo rio Solimões. “Esses são os povos que cuidam da natureza. O grafite representa meu respeito pela cultura e por esse povo que são os verdadeiros protetores da natureza. São eles que preservam a floresta de verdade. Ao final da produção do grafite, cada um que passar por aqui de carro ou a pé vai ter sua visão e leitura sobre o desenho. Essa arte é mais democrática que existe, pois pode ser vista por todos”, destacou.

NOVAS INTERVENÇÕES – Segundo o gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus, Semy Ferraz, o “#Manaus no Coração” seguirá com mais ações nos próximos meses. Alguns reservatórios em outras zonas da cidade devem receber intervenções artísticas e também serem transformados em espaços coletivos ao longo do ano que vem. “Estamos com projetos para colocar hortas comunitárias, coworkings, parquinhos para crianças e outros tipos de espaço para uso da comunidade nos próximos reservatórios que receberem os grafites. A Águas de Manaus quer transformar a cidade e ficar cada vez mais próxima da sociedade manauara”, destacou.

Para o diretor-presidente da Águas de Manaus, Renato Medicis, as ações reforçam o compromisso da empresa em ampliar seus laços com a cidade. “Um de nossos pilares é o bom relacionamento com a população. Isso tem ajudado a melhorar o nosso serviço diariamente, seja através dos nossos programas como o Vem com a Gente e o Afluentes. Nós estamos ampliando essa parceria com a cidade, promovendo ações e projetos educacionais, culturais e capacitações profissionais”, descreveu o diretor-presidente.

A programação e todas as ações do #Manausnocoração são publicadas nas redes sociais da concessionária: facebook.com/aguasdemanaus e @aguasdemanaus no Instagram.

Fotos: Adan Garantizado/Águas de Manaus

Publicidade

Leia mais

Prefeitura promove audiência pública para discutir o Plano Plurianual para o período de 2022 a 2025

elayne

Unidade Móvel do CCZ da Prefeitura de Manaus realiza castração de gatos no bairro Jorge Teixeira

elayne

Prazo de atualização do domicílio para a eleição de novos conselheiros tutelares em Manaus encerra nesta sexta

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais