Conexão Amazônica
GERAL

Maior produtor de abacaxi do Amazonas, Novo Remanso recebe iluminação pública à LED

Publicidade

A vila de Itacoatiara terá produção incentivada com a reconstrução da AM-010

Itacoatiara (AM) – Maior produtor de abacaxi do Amazonas, a Vila de Novo Remanso, em Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), vai ganhar iluminação pública à LED e um pacote de obras para recuperação do sistema viário, que deve beneficiar cerca de 50 ruas em situação crítica. Os investimentos são do Governo do Estado e visam melhorar as condições da localidade, que será uma das beneficiadas com a reconstrução da rodovia AM-010.

Publicidade

Para a recuperação do sistema viário de Novo Remanso, o Governo do Amazonas prevê investimentos da ordem de R$ 29,9 milhões. De acordo com a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), o projeto inclui uma área de intervenção de 26,54 quilômetros de ruas da comunidade, incluindo a construção de calçadas, meio-fio, sarjetas e drenagem.

“Nós estamos com um projeto para a pavimentação da estrada que liga a AM-010 até Novo Remanso, um outro projeto que liga a estrada do Novo Remanso a Engenho. Nós já estamos no processo de licitação para recuperação do sistema viário”, afirma o governador Wilson Lima.

Além da recuperação das ruas, o governo estadual vai implantar o programa Ilumina+ Amazonas, em Novo Remanso. O programa de modernização da iluminação pública no interior do Estado é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).

“No mês que vem nós já começamos iluminação pública a LED. Até a realização da Expo Remanso, a iluminação já vai estar toda montada e de noite vai ser tipo dia em Novo Remanso”, salientou o governador.

Conforme a UGPE, serão instaladas 827 luminárias de LED, sendo que em 256 pontos haverá iluminação pela primeira vez. São 46 ruas que representam 30% da comunidade saindo da escuridão com a chegada do Ilumina+ Amazonas.

Técnicos da empresa responsável pela execução dos trabalhos já realizaram a vistoria e o mapeamento dos locais que receberão a nova iluminação. Pela grande capacidade, as luminárias de LED duram três vezes mais do que os modelos existentes no local.

De acordo com o coordenador executivo da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, as luminárias de LED são a alternativa mais sustentável para a iluminação pública, com maior eficiência energética e economia de até 60% no consumo.

“Como não possuem filamentos metálicos, mercúrio ou substâncias tóxicas na composição, a luminária de LED não emite poluentes ao meio ambiente. O modelo também reduz custos, emissão de carbono e não emite raios ultravioletas”, disse.

Balanço

O município de Itacoatiara já está 100% iluminado com a nova tecnologia desde julho. Foram substituídos 6,2 mil pontos de iluminação na sede e na Vila de Lindoia e comunidade Jacarezinho, na zona rural.

O Ilumina+ Amazonas segue em ritmo acelerado, já tendo alcançado treze municípios e sete comunidades rurais. Em nove municípios, os serviços foram concluídos e seguem avançando em Presidente Figueiredo, Humaitá e Rio Preto da Eva.

Ainda este mês, o Ilumina+ está previsto para chegar ao Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré. Os próximos municípios contemplados são Eirunepé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga, Boca do Acre e São Gabriel da Cachoeira.

*Com informações da assessoria

fonte:Em Tempo* 

Publicidade

Leia mais

Prefeitura usa máquinas de varrição em serviço de limpeza das ruas de Manaus

elayne

Prefeito anuncia revitalização do parque dos Bilhares com entrega prevista no aniversário da cidade

elayne

Ageman notifica consórcio Zona Azul por irregularidade na sinalização de vagas em diversas áreas do centro de Manaus

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais