Conexão Amazônica
SAÚDE

Mais 60 mil testes rápidos de Covid-19 chegam ao estado nesta semana

Publicidade


Testes rápidos foram doados pela Opas e serão disponibilizados, gratuitamente, para usuários em todo o estado

O Governo do Amazonas espera para esta semana a chegada de mais 60 mil novos testes de Covid-19, que serão disponibilizados gratuitamente para usuários da rede pública de saúde em todo o estado.

O material é fruto de uma doação feita pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) ao Estado, com o objetivo de acelerar a detecção de novos casos e trazer mais efetividade no combate à doença durante a pandemia.

Segundo o diretor-presidente em exercício da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), Cristiano Fernandes da Costa, 50 mil testes serão destinados ao interior, e o restante será utilizado pela rede de saúde em Manaus.

Essa é a segunda remessa de testes que a Opas doa ao Amazonas neste mês. No dia 9 de fevereiro, o Estado recebeu um carregamento com 62.400 testes. Destes, 50 mil foram distribuídos para o interior.

O diretor-presidente em exercício explica que a distribuição dessa nova remessa ao interior, que já está sendo planejada, será realizada à medida que os municípios forem prestando conta do uso da primeira leva.

“Os municípios receberam os primeiros 50 mil testes e, conforme forem usando e lançando os resultados dos testes nos sistemas de informação, eles receberão mais”, explicou Cristiano.

Treinamento – Nesta segunda-feira (22/02), a FVS-AM realizará um treinamento on-line com os profissionais de saúde dos municípios para repassar orientações quanto à distribuição e à aplicação de testes rápidos.

De acordo com Cristiano, a ideia é orientar os profissionais quanto ao momento oportuno para se aplicar esse tipo de teste, assim como fazê-lo de forma correta. A FVS-AM também irá orientar como lançar os resultados dos testes nos sistemas oficiais de informações.

Resultado em 15 minutos – Os testes rápidos doados pela Opas ao Amazonas são do tipo antígeno. O material é de extrema importância, pois detecta uma proteína do vírus e identifica o início de uma infecção. Os antígenos também apresentam alta correlação com o período de transmissibilidade da doença, tornando-se relevantes para redução da disseminação e ações de isolamento.

A prioridade de uso dos antígenos compreenderá pacientes sintomáticos dentro do período de 10 dias, desde o início dos sintomas. Profissionais de saúde que executarem a testagem deverão usar equipamentos de proteção individual para coleta de swab nasal (um cotonete longo e estéril). O resultado pode ser lido de 15 a 20 minutos depois da coleta, feita por via nasal.

Cristiano destaca que o teste antígeno é capaz de mostrar um diagnóstico em até 15 minutos, mas não substitui o RT-PCR.

“Os exames são complementares. Existem outros exames de diagnóstico que dão suporte para o atendimento médico, que devem ser valorizados, como os exames de imagem e dos testes rápidos. O RT-PCR é o padrão ouro que a gente adota. A oferta do teste antígeno não substitui o RT-PCR. Como a gente tem dificuldade para o transporte de amostra do interior, é uma ferramenta importante, inclusive, em razão da restrição de acesso a alguns municípios”, considerou.

FOTO: Djalma Júnior/Secom

Publicidade

Leia mais

Einstein desenvolve plataforma que permite fiscalizar recursos do SUS

elayne

Prefeitura de Manaus convoca pais para realização do autoexame de pele virtual com estudantes

elayne

Mais 7 mil doses da CoronaVac chegam ao Amazonas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais