Conexão Amazônica
SAÚDE

Mais de 55 mil crianças já foram imunizadas contra Poliomielite no Amazonas

Publicidade

Mobilização contra paralisia infantil segue até o dia 9 de setembro para vacinar 318 mil crianças

Manaus (AM) – A Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM) informa que o Amazonas já vacinou 55.584 crianças contra a paralisia infantil desde o último dia 8 de agosto, quando foi iniciada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação no país. Esse total representa 17,48% do público alvo, que é de 318 mil crianças de 1 a 4 anos, nos 62 municípios. A mobilização segue até o dia 9 de setembro.

Publicidade

Os dados são da Fundação de Vigilância em Saúde Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) que, por meio da Coordenação Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNI), monitora os índices de cobertura vacinal no Amazonas. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95%, conforme preconiza o Ministério da Saúde (MS).

Desse total, 38,9 mil crianças tiveram os dados atualizados no sistema de monitoramento após o último sábado (20/08), quando foi realizado o Dia D de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

Antes da mobilização, a campanha havia alcançado 5,22% do público-alvo. Houve um crescimento de 12,26%, com dados atualizados até esta terça-feira (23/08).

Dos 62 municípios, Tonantins, Guajará e Iranduba possuem os melhores índices da campanha. Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) já vacinou 60,70% do público previsto de 1.781, enquanto Guajará (distante 1.476 quilômetros da capital), localizado na calha do Juruá, atendeu 52,86% de um total de 1.557. Já Iranduba (a 27 quilômetros da capital) alcançou 52,66% das 4.083 crianças aptas a receber a vacina.

A campanha contra a poliomielite segue até o dia 9 de setembro em todo país e, segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, é um momento importante também para a conscientização dos pais e responsáveis. “Há 30 anos não existem casos notificados de paralisia infantil no Brasil. Mas esse cenário pode mudar se a vacinação, principal forma de combate à doença, não tiver a adesão da população”, alertou.

Cobertura vacinal

De acordo com dados da FVS-RCP, o Amazonas apresenta cobertura vacinal contra a paralisia infantil (poliomielite) de 68,37%. O número está muito abaixo da meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que é de 95%.

Em 2022, o estado tem 318.039 crianças aptas a tomarem uma das doses da vacina contra a paralisia infantil.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os contatos telefônicos da FVS-RCP são (92) 2129-2500 e 2129-2502.

*Com informações da assessoria

 Foto: Tácio Melo/Secom

Publicidade

Leia mais

Programa do SUS contribui para redução de mortalidade por sepse

elayne

Aprovada urgência de projeto para produção de vacina por laboratório veterinário

elayne

Maioria dos homens não quer fazer exame  para descobrir câncer de próstata, diz pesquisa

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais