Conexão Amazônica
AÇÃODESTAQUE

Mais de sete mil pessoas refugiadas e migrantes são impactadas por ações do Hermanitos no Amazonas e Roraima

Publicidade

O debate sobre migração tem se tornado cada vez mais presente no Brasil. De acordo com o Boletim da Migração, emitido pela Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), entre janeiro e novembro do ano passado, 180 mil migrantes chegaram ao país, sendo 13.340 em condição de refugiados. Atualmente, o país abriga mais de 1,7 milhão de migrantes, dos quais 65.888 se encontram em situação de refúgio.

Nos estados do Amazonas e Roraima, duas “portas” de entrada estratégicas para pessoas que tiveram seu deslocamento forçado de seu país de origem, a Venezuela, o Hermanitos promove iniciativas que impactaram mais de sete mil pessoas em 2024. As ações abrangem diversas áreas, como empregabilidade, capacitação profissional, empreendedorismo e integração socioeconômica.

Entre os resultados alcançados no ano passado, o Hermanitos contabilizou aproximadamente dois mil currículos elaborados e captados, 1.105 encaminhamentos para oportunidades de emprego, mais de 500 pessoas empregadas e 160 empreendedores fortalecidos. Outros destaques incluem atendimentos em saúde, suporte psicossocial, doações de kits humanitários, serviços de documentação e ações de proteção, totalizando mais de três mil beneficiários nessas frentes.

A capacitação, um dos pilares do Hermanitos, contabilizou 712 participantes de cursos profissionalizantes, 460 alunos em cursos de Português e 545 pessoas capacitadas em habilidades comportamentais (soft skills).

Tulio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos, ressalta a importância do trabalho conjunto para o sucesso das ações. “Quando iniciamos em meados de 2018, indo aos abrigos e ouvindo histórias, identificamos a importância do trabalho para aquelas pessoas que buscavam recomeçar suas vidas, porque a invisibilização e o preconceito social ainda são questões muito presentes em nossa sociedade. Com muito planejamento e apoio de muitas mãos, conseguimos desenvolver vários projetos e ações que impactaram e seguem transformando vidas. Hoje, além da população venezuelana, o Hermanitos está de portas abertas para atender pessoas de outras nacionalidades como haitianos, colombianos, cubanos, sírios, libaneses, árabes e outras. Isso só é possível através do respeito que todo ser humano merece e com uma rede de apoio formada por colaboradores engajados, voluntários, apoios institucionais e parceiros estratégicos”, afirma.

O Hermanitos atua em parceria com diversas instituições, entre elas: Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Ministério Público do Trabalho – Amazonas/Roraima (MPT-AM/RR), Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT 11ª Região), Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), Embaixada da Austrália e Operação Acolhida.

Desde o início das atividades, há seis anos, o Hermanitos impactou mais de 35 mil pessoas, com mais de 1.400 inseridas no mercado de trabalho, cinco mil capacitadas e 800 empreendedores apoiados. “Seguiremos firmes no propósito de oferecer oportunidades, transformar vidas e contribuir para uma sociedade mais solidária”, finaliza Duarte.

 

Iniciativas de transformação social

Entre os projetos de destaque está o “Mujeres Fuertes”, que capacita mulheres chefes de família e mães solo para alcançarem independência financeira por meio do empreendedorismo. Em 2024, a iniciativa foi reconhecida nacionalmente com o Prêmio CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público), na categoria Transversalidade dos Direitos Fundamentais, por seu impacto na promoção da equidade de gênero e dos direitos humanos das mulheres migrantes e refugiadas.

Outro projeto de destaque é o “Jovens em Ação”, que prepara adolescentes e jovens para ingressarem no mercado de trabalho formal, oferecendo cursos, palestras, visitas técnicas e o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais (hard e soft skills).

Outra iniciativa exclusiva é o “Banco de Talentos”, uma tecnologia social que reúne milhares de currículos e realiza encaminhamentos profissionais. Além disso, o Hermanitos, em parceria com empresas, apoiou a contratação de profissionais para várias cidades brasileiras, por meio das ações de Integração Socioeconômica Interestadual (ISI).

Já em Boa Vista, o Hermanitos atua junto ao ACNUR na gestão do Centro de Sustentabilidade. No local, são desenvolvidos projetos e protótipos ambientais, além de ações culturais que promovem a integração entre brasileiros, refugiados e migrantes. Também atua no Centro de Coordenação de Interiorização (CCI), intermediando oportunidades de trabalho, a pessoas que vivem nos abrigos de Boa Vista para diversas cidades brasileiras, além de oferecer atendimentos e serviços gratuitos para a população refugiada e migrante.

 

Eventos

Em 2024, o Hermanitos promoveu também eventos voltados à migração e empregabilidade. Em Manaus (AM), realizou uma conferência livre, parte da 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (COMIGRAR), além da quarta edição do “Fórum Hermanitos de Empregabilidade”, reforçando a importância e os benefícios da contratação de refugiados e migrantes. Já em Boa Vista (RR), promoveu o “Café Hermanitos”, debatendo boas práticas de contratação e sensibilização de empresas, e líderes de RH.

 

Mais sobre o Hermanitos

O Instituto Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes no Amazonas e Roraima, por meio da inserção no mercado local de trabalho e da promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Publicidade

Leia mais

Jaildo Oliveira propõe mudança em lei para penalizar empresas que retirarem cobradores de ônibus

elayne

Dezembro vermelho: entenda a importância da prevenção e luta contra a transmissão do HIV

elayne

Agenda Cultural em Manaus tem Parque Marsha e o Urso e Espaço recreativo para as crianças brincarem

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais