Conexão Amazônica
POLÍCIA

Mais de uma tonelada de Tantalita é apreendida no Porto de São Raimundo

Publicidade

O Comando de Policiamento Ambiental da Policia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental, na tarde deste Domingo (02) efetuou apreensão de pouco mais de uma tonelada de minério de tantalita no valor de R$ 279.344,00.
Por volta de 12h30 a PM recebeu a informação de que uma embarcação chegaria ao Porto de São Raimundo por volta de 15h, com carga de minério de tantalita, proveniente de extração ilegal em terras indígenas.

A tantalita possui alto valor comercial devido ao uso no mercado de eletrônicos. É ela quem dá origem ao tântalo, cujo beneficiamento se dá por meio de um processo minucioso. Depois de extraída, a rocha que contém o minério tantalita é britada e moída, seguindo para os processos de pré-concentração, concentração, flotação e envio para o forno siderúrgico onde é formada uma liga, pronta para uso no fim a que é necessário.
A equipe foi até o local informado, onde a embarcação citada na denúncia estava e realizou uma fiscalização no interior da embarcação. Durante a vistoria foram localizados 40 (quarenta) sacos de fibra, onde foram acondicionadas porções que variavam de 16kg a 31kg de minério.
O responsável pelo minério não apresentou qualquer documentação válida de órgão competente, embora tenha exibido alvará de pesquisa, supostamente expedido pelo DNPM, porém, vencido há 4 meses, as notas fiscais exibidas apresentavam discrepâncias entre a carga exibida e a discriminação no documento, que não possuía informações suficientes para determinar a origem e o destino.
Em vista dos fatos narrados, o responsável pela carga, bem como o proprietário da embarcação, foram conduzidos até a Delegacia da Polícia Federal, onde o primeiro fora apresentado como autor e o segundo, como testemunha e onde foram tomadas todas as providências cabíveis.

Publicidade

Publicidade

Leia mais

Professor é preso em Portugal acusado de 2 mil crimes de abuso sexual de crianças

elayne

Bebidas sem nota fiscal são apreendidas pela Sefaz-AM

elayne

Casal é preso por manter casa de prostituição e explorar sexualmente adolescentes, durante a operação ‘Domum’

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais