Programação inclui oficina artística e a exposição solidária de obras produzidas por crianças com TEA
O Manauara Shopping está promovendo uma programação especial em alusão ao Abril Azul, campanha nacional de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). As ações destacam a importância da inclusão e da valorização da neurodiversidade, com destaque para uma oficina artística e uma exposição solidária de obras produzidas por crianças autistas.
As atividades começaram na semana passada com uma oficina de pintura comandada pela artista plástica Anielle Alencar. A ação é promovida em parceria com o Instituto Abrace+ e o Instituto de Autismo do Amazonas (IAAM), e aconteceu no buritizal do shopping, com a participação de dez crianças atendidas pelas instituições.
As obras criadas durante a oficina foram reunidas em uma exposição aberta ao público em um espaço montado no Piso Castanheiras (G6), ao lado da loja M.A.C. A exposição solidária também contará com um espaço para a arrecadação de alimentos para doação às instituições e ficará disponível para a visitação do público até o dia 30 de abril.
De acordo com a gerente de Marketing do Manauara Shopping, Karla Henderson, a iniciativa reforça o compromisso do centro de compras com a inclusão. “Nosso objetivo é proporcionar momentos de acolhimento e visibilidade às pessoas autistas e suas famílias, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente e empática”, afirma.
Além dessa programação especial, o shopping mantém permanentemente diversas medidas de acessibilidade e inclusão para o público com TEA, como o empréstimo gratuito de abafadores de ruído, disponíveis no Espaço Cliente e no Espaço Família, ambos no Piso Tucumã (G4). Para utilizá-los, é necessário realizar um breve cadastro e apresentar um documento com foto. O uso é permitido por até duas horas, com possibilidade de renovação.
Outras iniciativas incluem o Crachá de Identificação, que garante mais segurança e conforto durante a visita, e vagas de estacionamento sinalizadas e exclusivas para pessoas autistas.
Sobre o Manauara Shopping
Inaugurado em 2009, o Manauara Shopping é inspirado na riqueza natural e cultural da Amazônia, com elementos de sua fauna, flora e artesanato local integrados ao design do espaço. Com 47 mil m² de ABL, o shopping abriga 234 lojas distribuídas em quatro pisos – Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Entre as atrações estão 10 lojas âncoras, salas de cinema UCI, o Magic Games e um teatro com capacidade para 600 pessoas.
O empreendimento também carrega o selo de Excelência do TripAdvisor (2016) e é um dos principais pontos turísticos de Manaus, com o logotipo inspirado no encontro dos rios Negro e Solimões, representado no design de sua cobertura.