O “Manaus Adventure 2024”, realizado com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), segue neste sábado, 21/9, com a realização das duas fases da prova Troféu Cidade de Manaus – Águas Abertas – da competição de natação. O evento esportivo reúne atletas de variadas modalidades aquáticas e ainda visa o destaque turístico da cidade.
A primeira fase da competição iniciou às 7h, na praia do complexo turístico Ponta Negra e no rio Negro, com a largada da prova de um quilômetro, que contou com 56 participantes. Segundo o coordenador da prova de natação, Pierre Gadelha, o apoio da prefeitura para a realização do evento esportivo e de turismo é fundamental para promover o esporte e destacar Manaus no cenário internacional.
“O Manaus Adventure já é um evento consolidado. Nós estamos há quatro meses trabalhando, é um evento que as pessoas realmente participam, onde temos o revezamento da participação de pais e esposas. Então, é um evento muito bom e que graças a Deus movimenta a nossa cidade. E para isso tivemos todo o apoio da Prefeitura de Manaus, com estrutura, logística, e funcionou muito bem, tanto que o evento tem pessoas do Rio de Janeiro, de Belo Horizonte, Belém, e a gente conseguiu dar uma alavancada no turismo esportivo”, disse o coordenador.
A segunda fase da competição foi o revezamento de 500 metros, que contou com a participação de 21 atletas divididos em três equipes. O atleta Márcio Soares, que é professor de triatlo há mais de 30 anos, decidiu acompanhar de perto os alunos que participaram da prova.
“A nossa preparação foi no rio, temos pessoal que treina muito em piscina também, mas a gente sempre nada no rio, aos domingos, para se ambientar, não ficar nervoso. E essa é uma prova importante, reúne muita gente, inclusive tem nado olímpico amanhã. Então, tudo é festa. É uma participação importante dos atletas e promove principalmente a saúde”, completou Soares.
A grande campeã no feminino, na prova de um quilômetro, foi a atleta Ageline Vitória, que faz parte da equipe do programa “Manaus Olímpica”, da Fundação Manaus Esporte (FME). Para Angeline, o sentimento é de gratidão.
“Eu achei uma prova bem legal. O percurso estava muito bom, e eu achei bem divertido, porque na maioria das maratonas que eu já participei, não tinha percurso de correr e dessa vez foi bem diferente, e eu gostei bastante, estou muito feliz de chegar em primeiro lugar, é muita satisfação”, comemorou a atleta.
No masculino, o primeiro lugar ficou por conta do atleta Gustavo de Oliveira, que falou do sentimento por conquistar a primeira colocação na modalidade.
“A preparação é desde o começo do ano, é uma prova que é muito divertida de nadar. Eu sou nadador de piscina, mas eu gosto muito de nadar aqui no rio. E é muito gratificante. A gente treina muito, então é bom ser recompensado, assim, com o primeiro lugar numa competição tão importante”, comentou Gustavo.
A programação do “Manaus Adventure 2024” continua neste domingo, 22/9, com competições de natação em águas abertas, corrida, com desafio de cinco quilômetros com 30 obstáculos inspirados na cultura indígena, além de circuito de esportes radicais, com tiro com arco, arvorismo, rapel e slackline.