Conexão Amazônica
DESTAQUEGERAL

Manaus Airport realiza treinamento simulado de emergência aeroportuária

Publicidade
  • Treinamento envolve Corpo de Bombeiros, Samu, forças de segurança, Rede Médico-hospitalar, Operadores Aéreos e controle de tráfego aéreo;
  • Simulação conta com a colaboração de 30 voluntários, acadêmicos da Universidade Federal do Amazonas – UFAM;
  • Treinamentos regulares ajudam a fortalecer a capacidade de resposta do aeroporto a emergências.

Outubro, 2024 – Para garantir a preparação para uma atuação eficaz e coordenada em momentos críticos, o Manaus Airport realizou, nesta quinta-feira, 17, um treinamento simulado de emergência aeroportuária. O intuito é minimizar o caos e garantir que, em situações reais, todos saibam o que fazer e possam agir de maneira conjunta, segura, aferindo a eficácia dos procedimentos e a eficiência dos meios alocados no Plano de Emergência do Aeroporto.

O treinamento ocorreu na área operacional do Manaus Airport e simulou um pouso de aeronave comercial A321 pela cabeceira da pista, com problemas hidráulicos e com perda de potência, que ocasionaria um acidente aeronáutico com fogo em um cenário com simulação de vítimas.

Publicidade

A ação ajuda a integrar as equipes, como serviços médicos, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros, forças de segurança e controle de tráfego aéreo, assegurando que todos saibam suas funções e como se comunicar de maneira eficaz durante uma emergência.

A simulação contou com 30 voluntários figurantes nos cenários, para que a rede médico-hospitalar entrasse em ação com os protocolos de emergência. Dois helicópteros participaram da ação, simulando o transporte de vítimas até o heliponto do Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV).

O superintendente do HUGV, Juscimar Carneiro, destacou que a atividade é essencial para testar protocolos de atendimento e melhorar a integração entre as equipes de saúde e os serviços de emergência. “Trabalhar em conjunto nos permite aprimorar nossas práticas e nos preparar para enfrentar eventuais adversidades. A nossa missão é sempre oferecer o melhor atendimento à população, e iniciativas como essa mostram o compromisso do HUGV em estar pronto para qualquer situação,” afirma.

O Diretor de Operações da VINCI Airports no Brasil, Etiene Lefort, destaca: “O objetivo principal dessas simulações é estar preparado e bem treinado para uma situação real. O treinamento é a chave do sucesso para salvar vidas, reduzindo o impacto de possíveis acidentes aéreos ou outras emergências dentro do aeroporto e assegurando que as respostas das equipes sejam rápidas e assertivas.”

Publicidade

Leia mais

Prefeitura de Manaus intensifica apoio logístico e técnico ao setor primário

elayne

PF acha ‘regras’ em acampamento do garimpo ilegal no AM e investiga se local era usado para prostituição

elayne

Chic Bazar da Independência tem opções para feriadão, espaço pet friendly e muitos descontos na Semana Brasil

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais