Conexão Amazônica
SAÚDE

Manaus amplia pontos de testagem rápida para Covid-19 após alta de casos no AM

Publicidade

Confira os endereços das unidades que oferecem testes rápidos para detecção da doença na capital.

O número de Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que ofertam testes rápidos para detecção da Covid-19 foi ampliado de 40 para 45 em Manaus. A prefeitura anunciou a medida após o Amazonas registrar alta em casos da doença. Confira os endereços das unidades que oferecem a testagem.

O teste rápido de antígeno deve ser solicitado quando os sintomas gripais (febre, dores de cabeça e no corpo) persistirem em até sete dias, no máximo. Após esse período, o teste não tem eficácia para determinar se a pessoa está com a doença.

De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Shádia Fraxe, a testagem contribui para acompanhar as mudanças do cenário epidemiológico local. A secretária também reforçou a necessidade dos cuidados já incorporados à rotina, como o uso de máscara e a lavagem frequente das mãos.

“A testagem é importante para sabermos como a doença está se manifestando em Manaus e, a partir desses dados, tomarmos as medidas necessárias para a sua contenção, se for o caso. Mas, tanto quanto a testagem, as vacinas também são uma estratégia de enfrentamento da Covid. É preciso atualizar o esquema vacinal, para que as novas variantes não encontrem um ambiente favorável para sua proliferação”, disse.

Horários

Das 45 unidades de saúde que ofertam o serviço de testagem, 36 estabelecimentos de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

As outras nove funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 11h.

Aos domingos, a clínica da família Carmen Nicolau realiza o teste rápido das 8h às 18h.

Para conferir os endereços e horários das unidades, é só clicar no link bit.ly/ubscovidmanaus.

Para fazer o teste, o usuário precisa apresentar documento oficial com foto, CPF e o cartão do SUS.

 Foto: Divulgação/Semsa

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

SES-AM fortalece ações do programa ‘Melhor em Casa’

elayne

Até 89 mil idosos poderiam ter sido salvos se primeira proposta do Butantan tivesse sido aceita

elayne

Entenda o que é o vírus respiratório responsável por surto na China

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais