Conexão Amazônica
POLÍTICA

Manaus assume vice-presidência de rede de institutos de planejamento com apoio da ONU-Habitat

Publicidade

Representantes de todas as regiões do país formalizaram a Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InRede) com a eleição da diretoria, que passa a representar o grupo a partir de agora. Na composição, o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) foi eleito para a presidência e o Instituto de Planejamento de Manaus (Implurb), da Prefeitura Municipal, para a vice-presidência nacional. A eleição aconteceu durante evento em Redenção, no Pará.

A iniciativa, que conta com o apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), visa fortalecer a cultura de planejamento para fomentar políticas públicas de impacto nos municípios brasileiros, além de avançar em discussões levantadas pela organização.

Publicidade

Para o diretor-presidente do Implurb, engenheiro Carlos Valente, trata-se de uma posição honrosa, uma deferência do colegiado da rede, que reflete o apoio da gestão do prefeito David Almeida, que não mede esforços para fortalecer este movimento, de desenvolvimento, integração e cooperação das entidades de planejamento, que é vital para as cidades brasileiras.

“E temos o apoio da ONU-Habitat para esta formalização que fomenta o intercâmbio de experiência e conhecimento entre os institutos para importantes parcerias e cooperações visando o alcance do desenvolvimento urbano sustentável. E isso vai permitir que tenhamos mais projetos e programas junto ao InRede e seus membros em todo o Brasil. Essa referência internacional é muito importante e mostra a consistência do movimento. Está de parabéns o InRede, todos que o compõe e especificamente o Implurb e Manaus”, comentou Valente.

Com a vice-presidência dentro da rede nacional, o Implurb também ganha em novos desafios a serem superados e vencidos. “Estamos integrando esta primeira gestão do InRede para, de mãos dadas, ajudarmos a aumentar o patamar dessa representatividade de planejamento urbano em todo o Brasil”, completou o diretor-presidente da capital amazonense.

Constituição

A nova constituição representa um momento importante para o futuro da InRede. “A partir da sua institucionalidade, poderemos estabelecer convênios, tratar e fazer parcerias com órgãos de outras instâncias e países e continuar promovendo debates voltados para o planejamento das cidades. Poderemos fazer com que mais municípios entendam o papel dos institutos e como eles podem cumprir uma função fundamental no desenvolvimento futuro e nas políticas públicas locais. É um momento único e de muita felicidade”, afirmou o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Iplanfor, Élcio Batista.

Parcerias

O fortalecimento de estratégias em prol do desenvolvimento inclusivo e sustentável é uma das principais frentes de atuação da InRede, que conta com parceiros estratégicos para auxiliar a fomentar a localização das agendas globais em nível municipal. Desde o primeiro encontro da iniciativa, o ONU-Habitat e a GIZ estão nesta missão.

Coordenador de programas do ONU-Habitat, Alex Rosa, reforçou que a InRede reflete e impulsiona a importância das parcerias como mensagem-chave da Nova Agenda Urbana (NAU) para a consolidação de um futuro urbano melhor e mais sustentável.

“Os encontros provocam a superação da cultura de planejamento a curto prazo e estimulam a necessidade de pensar uma visão de futuro para as cidades, o que se conecta muito com as agendas globais, especialmente com a NAU. É um momento de fortalecer as parcerias, a cooperação entre pares, facilitando a troca de experiências entre municípios de diversos tamanhos e de diversas regiões do Brasil”, enfatizou.


Texto – Claudia do Valle e Divulgação / Implurb
Fotos – Divulgação / Implurb


Publicidade

Leia mais

Indicado para o STF, Dino será sabatinado na CCJ em 13 de dezembro

elayne

Com mais de 800 atendimentos, Joelson Silva realiza ação social de número 100 no bairro Compensa

elayne

Forças Armadas atuarão com 28 mil militares nas eleições

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais