Conexão Amazônica
ECONOMIA

 Manaus e outras três cidades do AM participam do Dia Livre de Impostos na quinta (25)

Publicidade

As lojas participantes vão disponibilizar produtos sem impostos. Picanha e cerveja estão entre as novidades deste ano.

O Amazonas vai participar do “Dia Livre de Impostos (DLI)”, na quinta-feira (25). A ação, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) em vários municípios do Brasil, vai ocorrer em Manaus e outas três cidades do estado.

Publicidade

Segundo os organizadores, a data reflete sobre a carga tributária do país para serviços, produtos e alimentação.

“No Brasil, a tributação é uma das mais altas do mundo. De acordo com o Tesouro Nacional, a carga tributária bruta (CTB) do governo geral, composto pelo Governo Central, Estados e municípios, atingiu 33,71% do PIB em 2022, o maior percentual desde 2010. Isso representa um aumento de 0,65 ponto percentual do PIB em relação a 2021 (33,05%)”, afirmou a CDL Jovem.

Os organizadores dizem, ainda, que carga tributária impacta a capacidade de consumo do brasileiro. “O preço elevado dos produtos e serviços pode limitar o poder de compra”, destacaram.

Na quinta-feira, a ação vai mostrar aos consumidores valores de impostos embutidos em produtos. “A 17ª edição do DLI será a maior já realizada no estado do Amazonas e contará com a participação dos principais shoppings de Manaus, supermercados e diversos estabelecimentos de diferentes segmentos”, informaram os organizadores.

Em 2023, o Dia Livre de Impostos ocorrerá em mais de 1.200 cidades em todo o país. As lojas participantes vão disponibilizar produtos sem impostos. Picanha e cerveja estão entre as novidades deste ano.

A organização deve divulgar os nomes das cidades do Amazonas que participam da ação na tarde desta segunda-feira. Na ocasião, também serão divulgados os estabelecimentos que aderiram ao movimento em 2023.

— Foto: Arquivo

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Bancos vão endurecer regras para concessão de crédito a frigoríficos

elayne

ONS aprova ações preventivas para garantir oferta de energia no país

elayne

Dólar sobe para R$ 5,23 e fecha no maior valor em duas semanas

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais