Conexão Amazônica
TECNOLOGIA

Manaus é reconhecida como a mais avançada capital do Norte na implantação do 5G

Publicidade

A Prefeitura de Manaus recebeu, nesta terça-feira, 8/11, o prêmio “Cidade Amiga do 5G”, como destaque da região Norte do país. A distinção reconhece as capitais brasileiras com legislações avançadas, que facilitam o licenciamento para instalação de antenas e a ampliação da infraestrutura de telecomunicações. A cerimônia de premiação aconteceu em Brasília (DF), durante o painel Telebrasil Talks 2022.

O reconhecimento da capital amazonense deve-se à toda estrutura montada na cidade para receber a tecnologia, inclusive, realizada com iniciativas determinadas pelo prefeito David Almeida. No planejamento da gestão municipal, está a utilização do 5G inicialmente em projetos nas áreas da saúde, mobilidade urbana e segurança.

Publicidade

“Manaus construiu uma legislação inovadora e democrática, que facilita a instalação de equipamentos e amplia a disseminação da tecnologia. Estamos trabalhando o 5G para fomentar negócios e mudar a vida das pessoas”, destacou o secretário do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação de Manaus (Semtepi), Radyr Júnior, que representou o prefeito David Almeida.

O ranking das Cidades Amigas do 5G é organizado pela Conexis Brasil Digital, entidade que representa empresas de telecomunicações e conectividade. Para o presidente executivo da Conexis Brasil, Marcos Ferrari, o impacto pode ser sentido em diversas áreas.

“Uma legislação desburocratizada é fundamental para levar os benefícios do 5G para a região Norte, principalmente nas áreas de saúde, educação e transporte”, destacou Ferrari.

Implementação

Em setembro de 2021, o prefeito de Manaus, David Almeida, assinou o “Memorando de Entendimento” entre a Semtepi e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que possibilita o desenvolvimento de ações conjuntas para a implantação da tecnologia 5G na capital amazonense.

Em julho deste ano, a administração pública municipal disponibilizou no site do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) requerimento padrão para abertura de processo de licenciamento para Estações Rádio-Base (ERBs), atendendo à lei municipal 17/2022 de maio deste ano, que coloca Manaus entre as cidades prontas para receber a tecnologia 5G, conforme os parâmetros urbanísticos atuais no Brasil. Com a lei, o procedimento passou a ser autodeclaratório, portanto mais simplificado. Com os avanços, é possível fazer o licenciamento para instalação das ERBs em até 48 horas, um avanço para as telecomunicações na cidade.


Texto – Divulgação / In.Pacto e Semtepi
Fotos – Maria Carolina Antunes / In.Pacto

Publicidade

Leia mais

Reordenamento e uso inteligente dos recursos digitais garantem serviços públicos no AM durante pandemia

elayne

Um em cada quatro brasileiros não possui acesso à internet, e 58% se conectam somente pelo celular

elayne

Crianças podem visitar Planeta Inseto e Museu da Pesca pela internet

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais