Conexão Amazônica
SAÚDE

Manaus quer vacinar mais de 140 mil crianças contra a poliomielite

Publicidade

A cidade conta com 171 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Manaus quer vacinar mais de 140 mil crianças menores de 5 anos durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite. A cidade conta com 171 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Confira os endereços.

De acordo com a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, Aldeniza Araújo de Souza, a vacina contra a poliomielite é administrada em três doses. Ela reforçou que a imunização é voltada para o público infantil menor de 5 anos de idade.

“Nosso principal objetivo é ampliar a cobertura vacinal contra a poliomielite para evitar que a paralisia infantil retorne ao Brasil, como aconteceu com o sarampo. Por isso, estamos chamando todos os pais para levarem seus filhos às salas de vacina da Semsa, pois nossos profissionais estão aptos a recebê-los da melhor forma possível”, disse Aldeniza.

A população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) é de 141.139 crianças nessa faixa etária em Manaus.

“A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é o alcance de 95% desse público-alvo, porque isso irá garantir a proteção de nossas crianças, mas é claro que estamos trabalhando para superar essa meta e vacinar 100%. A vacinação é um direito das crianças e cabe aos responsáveis buscar nossas unidades de saúde para garantir que ele seja cumprido”, destacou.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite está sendo realizada junto com a campanha de Multivacinação. A ação seguirá até o dia 9 de setembro. No período, os pais ou responsáveis serão orientados para atualizar o esquema vacinal de crianças e adolescentes de até 14 anos.

Dados da Semsa apontam que sete de oito vacinas consideradas prioritárias estão com índices abaixo do preconizado. A cobertura da poliomielite, por exemplo, está em 68% e a da Pentavalente, em 69%. Além disso, estão com cobertura abaixo de 80% as vacinas contra rotavírus e febre amarela, a Pneumocócia, a Meningocócica e a Tríplice Viral.

A cobertura ideal varia entre 90% e 95% para as diferentes vacinas, de acordo com os parâmetros do Ministério da Saúde. Atualmente, a vacina BCG é a única com índice acima do esperado, com cobertura vacinal de 96,4%.

A multivacinação, com as demais 18 vacinas do calendário básico, é voltada para atualização do esquema vacinal de todas as pessoas com até 14 anos de idade com doses em atraso.

Endereços

A vacina contra a poliomielite e as demais do calendário básico são ofertadas em 171 salas de vacina da Semsa, distribuídas em todas as zonas geográficas da cidade. Dez unidades de saúde abrem de 8h às 20h, e as demais funcionam de 8h às 17h. A lista completa pode ser conferida no link bit.ly/salasdevacinamanaus.

Aos sábados, a população também tem acesso ao serviço. Durante o mês de agosto, a Semsa abrirá aproximadamente 50 UBSs, das 8h às 16h, durante o “Sabadão da Saúde”. A lista com os endereços pode ser acessada no link bit.ly/UnidadesSabadao.

Semanalmente, mais de 80 unidades de pequeno porte, conhecidas como “casinhas”, irão fortalecer a vacinação nas comunidades com a abertura de postos volantes. Para ter acesso ao serviço, os usuários precisam apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com foto.

Foto: Henrique Souza/Semsa

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Manaus é capital com menor percentual de adultos fumantes, destaca pesquisa nacional

elayne

Prefeitura de Manaus divulga nova edição de informe epidemiológico de arboviroses

elayne

Brasil recebe hoje mais de 5 milhões de doses da vacina da Pfizer

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais