Conexão Amazônica
CULTURADESTAQUE

Manaus recebe estreia de documentário sobre ancestralidade e arte circense no Casarão de Ideias

Publicidade

Na Semana do Circo, Manaus recebe a estreia do documentário Estradas e Rastros, um registro poético da cena circense da cidade, conectando arte, ancestralidade e resistência cultural. A exibição acontece nesta quarta-feira, 26 de março, no cinema do Casarão de Ideias (Rua Barroso, 279, Centro), com entrada gratuita.

O curta é dirigido por Teffy Rojas, malabarista e palhaça Venezuelana, formada na Fundación Escola Circo Nacional de Venezuela (FCNV) no programa “Perfeccionamiento Artístico” em Malabares e Equilíbrios (2012-2013). Desde 2015, reside na cidade de Manaus, onde participa de diversos grupos culturais que promovem as artes circenses na cidade. Além de projetos independentes de pesquisa sobre artes integradas entre o circo e outras linguagens artísticas, por meio dos quais oferece oficinas e outras atividades, também produz e participa de diversos projetos de circo social em periferias e comunidades ribeirinhas.

O filme transcende o convencional ao unir realidade e imaginação, criando uma experiência audiovisual que traz artistas circenses e suas trajetórias.

“O que me motivou a criar esse documentário foi a necessidade de mostrar ao mundo o quão desafiador é ser artista de circo em uma cidade com uma forte história de resistência e ancestralidade, mas que ainda luta para ser reconhecida como uma potência artística”, destaca Teffy, diretora do filme.

Por meio do circo, Estradas e Rastros investiga memórias, poéticas e desafios diários dos artistas em Manaus. O filme retrata a arte corporal como um meio de expressão e resistência, destacando sua importância na retomada da identidade – especialmente para artistas indígenas no contexto urbano.

“Acredito muito na força do audiovisual na construção da memória. Conectar minha ancestralidade com isso e com o circo me faz refletir sobre a importância desse resgate”, afirma Andira Angeli, artista circense que participa do documentário.

O documentário é conduzido por dois três artistas da cidade e, Andira Angeli e Jean Winder na cena do circo e Rafael César na poesia.  A narrativa acompanha um poeta andarilho que atravessa os cenários urbanos em busca de seres encantados – artistas cujas habilidades transformam a selva de concreto em um espaço de magia e reflexão. Entre realidade e sonho, o documentário se firma como um manifesto visual sobre a potência do circo e sua relação com a cidade e seus habitantes.

“É um prazer enorme participar desse filme, porque ele une elementos reais e poéticos. Dentro do documentário, sou um personagem imaginário, o que cria um contraste interessante entre a fantasia e a realidade dos artistas”, comenta o poeta amazonense Rafael César, poeta que integra o elenco.

trilha sonora, composta coletivamente em um processo de improvisação, adiciona camadas emocionais à obra, criando uma imersão sensorial que dialoga diretamente com a estética circense e a atmosfera do filme.

“A música, a dança, a acrobacia, a poesia e a direção de arte são elementos que surgem da relação dos artistas com o território e com sua identidade”, ressalta Jean Winder, artista circense presente no documentário.

A equipe conta ainda com Alain Vasquez, performer de circo tradicional, Stivisson Menezes na trilha sonora, Iogan Montefusco na trilha sonora e visualidades, Paulo Desana na direção de fotografia, George Augusto na direção de edição, Tayana Kerollen na fotografia e mídias, Ananda Guimarães e Maria Fernanda Carmim na audiodescrição, Fabrício Maia como intérprete de libras, Brisa Ramos na produção executiva e Luzeiros das Artes como produtora.

Estradas e Rastros tem Apoio do Governo do Estado/ Conselho Estadual de Cultura/ Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa através do EDITAL Nº 01/2023 – LEI PAULO GUSTAVO – CHAMAMENTO PÚBLICO PARA AÇÕES NA ÁREA DO AUDIOVISUAL

Publicidade

Leia mais

Pesquisa com 20 mil operações de M&A descobre lado positivo da instabilidade econômica

elayne

DPE-AM investiga desabastecimento de insumos e medicamentos para pacientes com deficiência em Manaus e Itacoatiara

elayne

Rayssa Leal vence no fim e se torna tricampeã mundial de skate street

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais