Agora, a prefeitura se prepara para lançar a licitação para a obra.
A Prefeitura de Manaus obteve, nessa segunda-feira (26) a licença prévia, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para o projeto do Parque Encontro das Águas, localizado na Zona Leste da capital. Agora, a prefeitura se prepara para lançar a licitação para a obra.
A licença do Ipaam foi expedida para uma área de 1.9132 hectares. Um projeto urbanístico e arquitetônico foi desenvolvido por uma equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que se conecta com o museu e o restaurante projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012.
Tanto a proposta de Niemeyer, de 2005, quanto a do Implurb, de 2021, seguem os critérios para a proteção da dimensão cênica do Encontro das Águas, com áreas de livre circulação e contemplação, valorização do fenômeno e de proteção à paisagem e permeabilidade visual.
“Na questão ambiental, a intervenção vai preservar as árvores existentes, adaptando o traçado de passeios entre as mesmas, tornando o trajeto mais interessante. O parque é voltado para paisagem natural, o Encontro das Águas, o reaproveitamento das árvores existentes e as novas espécies nativas que serão plantadas formando maciços de vegetação”, explicou o diretor do Implurb, Carlos Valente.
Construção
Projeto parque Encontro das Águas — Foto: Divulgação / Implurb
Para construir o parque e atualizar sua acessibilidade e importância em uma zona carente de espaços urbanos públicos de qualidade, a prefeitura fez o complemento na proposta e a obra terá museu, restaurante, pavilhão multiuso, pista de caminhada, entre outros mobiliários e paisagismo, com uma área de 37,3 mil metros quadrados.
O ambiente terá duas edificações, uma para acomodar a guarita/área administrativa próxima ao pórtico de entrada, e outra de múltiplo uso, possuindo dois quiosques e banheiros públicos, para dar conforto e atendimento aos frequentadores e turistas, contando ainda com academia ao ar livre, playground e playpet.
Nessa implantação se optou em ter uma grande quantidade de áreas de jardins, com paisagismo focado em espécies nativas, desde grandes arbóreas até arbustos.
— Foto: Divulgação
Por g1 AM