Conexão Amazônica
CIDADES

Manaus recebe licença prévia do Ipaam para parque Encontro das Águas

Publicidade

Agora, a prefeitura se prepara para lançar a licitação para a obra.

A Prefeitura de Manaus obteve, nessa segunda-feira (26) a licença prévia, do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), para o projeto do Parque Encontro das Águas, localizado na Zona Leste da capital. Agora, a prefeitura se prepara para lançar a licitação para a obra.

A licença do Ipaam foi expedida para uma área de 1.9132 hectares. Um projeto urbanístico e arquitetônico foi desenvolvido por uma equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), que se conecta com o museu e o restaurante projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, falecido em 2012.

Tanto a proposta de Niemeyer, de 2005, quanto a do Implurb, de 2021, seguem os critérios para a proteção da dimensão cênica do Encontro das Águas, com áreas de livre circulação e contemplação, valorização do fenômeno e de proteção à paisagem e permeabilidade visual.

“Na questão ambiental, a intervenção vai preservar as árvores existentes, adaptando o traçado de passeios entre as mesmas, tornando o trajeto mais interessante. O parque é voltado para paisagem natural, o Encontro das Águas, o reaproveitamento das árvores existentes e as novas espécies nativas que serão plantadas formando maciços de vegetação”, explicou o diretor do Implurb, Carlos Valente.

Construção

Projeto parque Encontro das Águas — Foto: Divulgação / Implurb

Projeto parque Encontro das Águas — Foto: Divulgação / Implurb

Para construir o parque e atualizar sua acessibilidade e importância em uma zona carente de espaços urbanos públicos de qualidade, a prefeitura fez o complemento na proposta e a obra terá museu, restaurante, pavilhão multiuso, pista de caminhada, entre outros mobiliários e paisagismo, com uma área de 37,3 mil metros quadrados.

O ambiente terá duas edificações, uma para acomodar a guarita/área administrativa próxima ao pórtico de entrada, e outra de múltiplo uso, possuindo dois quiosques e banheiros públicos, para dar conforto e atendimento aos frequentadores e turistas, contando ainda com academia ao ar livre, playground e playpet.

Nessa implantação se optou em ter uma grande quantidade de áreas de jardins, com paisagismo focado em espécies nativas, desde grandes arbóreas até arbustos.

— Foto: Divulgação

Por g1 AM

Publicidade

Leia mais

Avenida do Turismo recebe operação do ‘Limpa Manaus’ para combater poluição visual

elayne

Prefeitura de Manaus vai iluminar toda a cidade nos primeiros 100 dias de gestão

elayne

Ageman fiscaliza ações de melhorias no abastecimento de água do conjunto João Paulo II

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais