Conexão Amazônica
GERAL

Manaus recebe Programa Suíço-Brasileiro de Inovação para a Bioeconomia Amazônica

Publicidade

 

No dia 29 de julho, Manaus receberá pela primeira vez o nexBio Amazônia, Programa Suíço-Brasileiro de Inovação Aberta para a Bioeconomia, que neste ano chega à sua 2ª edição no país, com parte da programação sediada na Universidade Nilton Lins.

 

Com inscrições gratuitas para participar in loco, no link https://cursosextensao.niltonlins.br/, e para acompanhar a transmissão online, no link https://zfrmz.com/gv5TQYl6LuCjgPbkS0vc, a masterclass “Tecnologia e bioeconomia para a Amazônia do futuro” será conduzida pelo Dr. Ismael Nobre. A aula com o especialista é voltada para o debate e apresentação de soluções tecnológicas sustentáveis para a região Amazônica e contará com a participação de acadêmicos, pesquisadores e especialistas no setor.

 

Para a vice-reitora para Projetos de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação da universidade, Cleuciliz Santana, o evento é mais um importante marco para a instituição ao integrar o conhecimento científico e acadêmico, com a realidade da região a partir de soluções ambientais para a maior floresta tropical do mundo, como a digitalização e novas tecnologias.

 

“Entre os pilares da Nilton Lins está a promoção da educação por meio do debate de projetos e ideias que possam ter reflexos diretos no cotidiano da sociedade. No evento, que será aberto a participantes externos previamente inscritos e também com transmissão online através de nosso canal no Youtube, estarão também presentes startups e pesquisadores da Suíça e do Brasil, integrantes do programa nexBio Amazônia 2025, interessados em contribuir para a sustentabilidade econômica na região”, acrescentou a vice-reitora.

 

Empoderamento comunitário

 

O nexBio Amazônia é realizado pela Swissnex no Brasil, Swiss Leading House for the Latin American Region e Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). De acordo com sua programação, ao longo de duas semanas que contempla a masterclass na Universidade Nilton Lins, irá oferecer aos participantes apresentações direcionadas e matchmaking com clientes relevantes, investidores e parceiros de negócios, bem como partes interessadas locais da indústria, academia, governo e sociedade civil e a imersão no ecossistema de inovação local e cultural por meio de workshops, mentoria e eventos de networking.

 

Também estão previstas visitas guiadas na floresta, conexão com programas complementares de startups locais e internacionais, aceleradoras e mecanismos de financiamento, consultoria de internacionalização, inteligência de mercado e serviços de prospecção, suporte logístico e administrativo para desenvolvimento e teste de modelo de negócios.

 

Em relação às startups, as expectativas são que contribuam para o desenvolvimento de soluções prontas para o mercado com potencial significativo para cocriar com experts locais e promover mudanças sustentáveis nas cadeias de produção existentes na Amazônia, especialmente nas áreas de otimização e automação da cadeia de suprimentos, tecnologias de garantia de qualidade e rastreabilidade, tecnologias de informação, comunicação, gestão, empoderamento comunitário e inovação social.

Publicidade

Leia mais

Curso sobre previdência privada está com inscrições abertas

elayne

Projeto Orla Limpa retira cerca de 2 toneladas de lixo do entorno do Rio Negro

Daly Ruiz

CNJ promove ações para marcar Dia Nacional da Adoção

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais