O Sindicato dos Técnicos de Arrecadação de Tributos Estaduais-SINDTATE e a Associação dos Técnicos de Arrecadação de Tributos Estaduais, através de seus Presidentes, decidiram publicar a presente manifestação de apoio ao Secretário da Fazenda, Alex Del Giglio, diante de denúncias veiculadas na imprensa local que levantam dúvidas sobre a probidade de sua conduta como chefe da fazenda pública estadual.
Ora, é evidente ou explícito que o Secretário da Fazenda Alex Del Giglio não foi escolhido pelo Governador Wilson Lima por pressões de grupos palacianos, agrupamentos fazendários ou organizações empresariais: servidor de carreira da Sefaz, Alex destacou-se por sua qualidade técnica e conhecimento das entranhas da administração tributária. Esses valores, aliados a uma ficha limpa de quaisquer desvios de conduta, foram decisivos para um governo que nascia sem a névoa das conhecidas amarras e obrigações decorrentes de campanhas eleitorais.
Assim, é obvio, evidente ou explícito que sua nomeação desagradou a alguns segmentos políticos do Estado acostumados a terem um secretário pra chamar de seu. Por isso, desde sua posse, o Secretário tem sido constantemente atacado com acusações desprovidas de prova ou sequer de verossimilhança. Em todos os casos demonstrou não serem verídicas as acusações que procuravam atingi-lo em sua honra objetiva e subjetiva de homem público.
A trajetória do Secretário da Fazenda como técnico e servidor de carreira inibe qualquer presunção de veracidade das acusações que lhe são feitas. Sua manifestação de resposta, tornada pública, demonstra que não agiu ou age com qualquer desvio de conduta, pelo que sua defesa é obrigação de todos os que desejam uma administração tributária organizada e competente, com quadros de servidores específicos, com atividades essenciais ao funcionamento do Estado e com qualidade para dotar o Estado dos recursos e meios necessários à realização dos seus objetivos prioritários .
Manaus (AM), 14 de agosto de 2020.
FRANCISCO FELIX TEIXEIRA FILHO
Presidente do Sindtate
MARIA DO SOCORRO FONSECA SILVEIRA
Presidente da Astate