Um dos deputados federais a subscrever requerimento para Audiência Pública na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3), para debater os apagões aéreos no Amazonas, o deputado federal Marcelo Ramos (PL-AM) cobrou um planejamento que evite a suspensão repentina de voos para os municípios do interior. A reunião ocorreu na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, presidida pelo amazonense Átila Lins (PP).
“Recentemente, a população amazonense recebeu a notícia de que a empresa MAP Linhas Aéreas decidiu cancelar todos os seus voos no Estado, prejudicando mais de 500 mil pessoas. Esta audiência é menos pra remoer os apagões e mais pra buscar soluções que podem envolver ANAC, Secretaria de Aviação Civil, governo e prefeituras e com o envolvimento de parlamentares, que têm muito a contribuir, inclusive com emendas”, disse Ramos.
O Secretário Nacional de Viação Civil, Rônei Glanzman diz que até 2023, obras nos aeroportos de Coari, Eirunepé e Coari darão melhor infraestrutura para que os voos regulares para estes municípios não enfrentem mais problemas. Já o diretor da ANAC (Agência Nacional de Avião Civil) Ricardo Bezerra, afirmou que, apesar de existir uma lei específica para o Amazonas por conta de suas particularidades, a agência não pode abrir mão da segurança dos voos, razão pela qual alguns aeródromos foram interditados no interior do estado. Bezerra anunciou que já iniciou a certificação das estações meteorológicas dos aeroportos de Eirunepé, Barcelos e Coari.
Em seu site, a MAP Linhas Aéreas informa que desde 21 de outubro, houve suspensão temporária das operações nos municípios de Eirunepé, Coari e Tefé. Segundo a empresa, a medida ocorreu devido à necessidade de adequações operacionais nos aeroportos. A data prevista de retorno desses voos é 20 de dezembro. A Passaredo Transportes Aéreos anunciou novos voos para Fonte Boa, São Paulo de Olivença e Tabatinga.