O programa ‘Samba na Gamboa’, apresentado por Teresa Cristina, presta homenagem aos ícones do samba do Estácio, bairro carioca berço de nomes como Ismael Silva, Bide e Marçal. A edição inédita, que vai ao ar neste domingo, às 13h, na TV Brasil, recebe o cantor Marcos Sacramento para uma entrevista musical.
Em um bate-papo descontraído, Teresa Cristina e Marcos Sacramento exploram a relevância dos mestres do Estácio para a criação de um samba caracterizado pelo “malemolência”. Sacramento enfatiza a importância da ousadia dos pioneiros em apresentar uma nova sonoridade em um cenário dominado por figuras como Sinhô.
O convidado ressalta o talento e a influência de Ismael Silva para a cultura brasileira e para a consolidação do samba carioca como gênero musical. Ao ser questionado sobre seus mestres no samba, Sacramento cita Geraldo Pereira e Aracy de Almeida.
A roda de samba do programa inclui interpretações de clássicos como “Antonico”, de Ismael Silva; “Ao Romper da Aurora”, parceria de Francisco Alves, Ismael Silva e Lamartine Babo; “Onde Está a Honestidade?”, de Noel Rosa e Francisco Alves; e “Último Desejo” e “Mulato Bamba”, ambas de Noel Rosa.
Marcos Sacramento, além de cantor, também é compositor e atua no teatro musical desde 2010. Com uma trajetória de mais de trinta anos, Sacramento contabiliza dezesseis álbuns, sendo seis solo e dez em colaboração com Soraya Ravenle, Luís Filipe de Lima, Clara Sandroni, Nilze Carvalho, Zé Paulo Becker e Carlos Fucs, além de diversas participações em coletâneas.
O ‘Samba na Gamboa’ pode ser acompanhado no YouTube da TV Brasil e no app TV Brasil Play. O programa também é transmitido na Rádio Nacional aos sábados, ao meio-dia.
O programa, que já teve sete temporadas sob o comando de Diogo Nogueira entre 2008 e 2018, continua a ser exibido na grade da TV Brasil.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br


