Conexão Amazônica
CULTURA

Martha Falcão promove Fest Art e lança livro do projeto Novos Talentos

Publicidade

As manifestações artísticas e culturais têm importante papel no processo de aprendizagem das crianças. De forma espontânea, trabalham o corpo, a musicalização, a palavra, a poesia, as habilidades manuais, bem como a socialização, os valores e emoções. E esse é um dos pilares do Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão que, nesta semana, reforça seu DNA cultural, promovendo dois eventos: o espetáculo Fest Art 2019 e o lançamento do livro do projeto Novos Talentos.

O Fest Art acontecerá nesta sexta-feira (6), às 18:30h, no Teatro Manauara. Com o tema “Memórias de Natal – O Grande Espetáculo”, a apresentação envolve música, dança, teatro, artes visuais e fotografia, tudo desenvolvido pelos alunos. O espetáculo faz uma homenagem aos personagens, histórias, animações e filmes natalinos. No enredo, o maquiavélico Grinch tem um plano: fazer um documentário de memórias natalinas ruins, com a intenção de acabar com o espírito da bondade que paira nesse período do ano. Mas será que Grinch terá sucesso em seu plano mirabolante de destruir o Natal?

Publicidade

“Será um grande espetáculo, que foi desenvolvido ao longo do ano pelos alunos. Todos os anos o projeto permite que eles vivenciem a experiência artística em suas diferentes formas, sensibilizando pais e familiares sobre a importância e a necessidade da arte em suas vidas”, destaca a diretora das Instituições Nelly Falcão de Souza (INFS), a professora Nelly Falcão. 

Vozes e Vivências – No sábado (7), às 17h, é a vez do lançamento do livro Vozes e Vivências, como parte da 19ª edição do projeto Novos Talentos. O evento ocorrerá na Academia Amazonense de Letras (AAL), com direito a sessão de autógrafos com os autores mirins, alunos da escola. Neste ano, a autora do prefácio é a escritora amazonense Myriam Scotti que, ainda na infância, começou a rascunhar os primeiros versos e a colecionar diários, como forma de se expressar e organizar a mente.

Myriam Scotti parabeniza o projeto, considerando que o Colégio Martha Falcão, através de uma equipe de profissionais capacitada, vem proporcionando aos seus alunos, com ações do tipo, dezenas de experiências ao longo do ano letivo, sem abrir mão da preocupação com a família, com a amizade e com o respeito entre os colegas. “Por conta dessa preparação emocional é que vemos crianças formadas não apenas de conteúdo, mas, sobretudo, de humanidade”, ressaltou.

“Quando uma escola se dedica a germinar em suas salas de aula o amor pela leitura e pela escrita, como ocorre por meio do projeto Novos Talentos, ela escolhe o único caminho possível para que meninos e meninas se tornem seres humanos capazes de pensar criticamente e fazer suas escolhas no futuro, com a certeza de quem está a par de todas as possibilidades e consequências”, disse Myriam.

DNA Cultural

Além desses eventos citados, outros realizados ao longo do ano também fizeram parte da agenda cultural das Instituições Nelly Falcão de Souza. Nesta quarta-feira (4), por exemplo, os alunos do Pinocchio Centro Educacional fizeram apresentações de cantatas de Natal e receberam a visita do Papai Noel.

Recentemente, também aconteceu o Sarau Literário, evento em que os alunos apresentam resultados de pesquisa no campo literário, por meio de painéis, declamações, peças teatrais e performances. Já o projeto Mostra Literária tem aproximado os alunos das INFS do universo da literatura, com o encontro de escritores, oficinas e feiras de livros.

Pioneiras na realização de feiras de ciências no Amazonas, as escolas Pinocchio e Martha Falcão realizam anualmente Feira Científico-Cultural. O objetivo é motivar os alunos a aplicarem na prática conteúdos teóricos estudados em sala de aula, possibilitando experiências, vivências e contextualizações de diferentes campos de pesquisa que transitam entre disciplinas científicas, sociais e culturais.

“Uma escola de vanguarda não pode ignorar a importância transdisciplinar da Arte, que vai muito além de oficinas de artes plásticas. Há algum tempo já aplicamos em nossa Instituição conceitos que agora estão em evidência devido à nova BNCC. Em 2017, recebemos o PNGE (Prêmio Nacional de Gestão Educacional) por um projeto voltado à criação e arte no ambiente escolar. Temos aqui um núcleo de criação que trabalha em parceria com as coordenações pedagógicas, assim, todas atividades e eventos da instituição trazem propostas sensíveis e criativas, motivando os nossos alunos a um mindset, a pensar o novo”, aponta o diretor de Marketing das INFS, professor Nelson Falcão.  

Publicidade

Leia mais

Departamento Cênico Caprichoso inicia oficinas de Teatro em preparação ao Festival de Parintins

Daly Ruiz

Blocos e escolas de samba do Grupo Experimental se apresentam na zona norte

elayne

Carnailha é patrimônio cultural imaterial do Amazonas, após pedido da deputada Mayra Dias

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais