O setor de Serviço Social da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, realizou, neste domingo, 30/6, uma festa junina para as puérperas albergadas na unidade. A ação contou com decoração, músicas temáticas e um lanche especial com quitutes tipicamente juninos, além de atividades como bingo, em que todas as mães foram presenteadas.
Segundo a enfermeira Núbia Cruz, diretora da MMT, proporcionar esse tipo de evento contribui com o acolhimento e ajuda a fortalecer o ânimo de quem está passando por momentos sensíveis.
“São mulheres que estão em um momento de extrema fragilidade emocional, com seus filhos internados na UTI, e a festa junina é uma tradição que sempre traz alegria e resgata muitas memórias afetivas. É fato que iniciativas como essa contribuem significativamente para o bem-estar emocional e psicológico das puérperas e, por isso, estamos nos empenhando, como equipe, para que aconteçam cada vez mais”, destacou a diretora.
A assistente social Thalita Macena explica que as atividades são promovidas com o intuito de proporcionar diversão e entretenimento para as mães albergadas.
“Essas mãezinhas tiveram seus bebês, mas, por uma diversidade de razões, como prematuridade ou alguma doença congênita, ainda estão com seus filhos na UTI e não puderam ir para casa. Então, os momentos aqui são, em geral, de muita tensão e ansiedade. Essas ações são uma forma de acolhermos e proporcionarmos momentos de distração”, explicou a assistente social.
Texto – Marcella Normando/MMT/Semsa
Fotos – Divulgação/Semsa