Conexão Amazônica
SAÚDE

Maternidade Moura Tapajóz adere à Estratégia QualiNEO e prepara plano de ação para reduzir mortalidade neonatal

Publicidade

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT), da Prefeitura de Manaus, anunciou oficialmente sua adesão à Estratégia QualiNEO, do Ministério da Saúde (MS), e nesta quinta-feira, 18/3, deu início à elaboração de um plano de ações com o objetivo de reduzir a mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção aos recém-nascidos na unidade.

Com o QualiNEO, o Ministério da Saúde passou a oferecer, por meio da Coordenação-Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), apoio técnico à MMT, de forma sistemática e integrada, buscando a formação e a qualificação do cuidado e da gestão a partir do estabelecimento de relações colaborativas, promovendo interações, trocas de experiências e conhecimento.

Publicidade

Segundo a diretora da Moura Tapajóz, enfermeira Núbia Cruz, é essencial que a unidade siga evoluindo no processo de atenção ao recém-nascido e a adesão à Estratégia QualiNeo vai garantir esse avanço.

“Já somos certificados como Hospital Amigo da Criança; somos parte da Rede Cegonha, estratégia que proporciona às mulheres saúde, qualidade de vida e bem-estar durante a gestação, parto e pós-parto, e o desenvolvimento da criança até os dois primeiros anos de vida; e garantimos atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso, sendo referência no Método Canguru. Agora, queremos ir além e vamos aproveitar esse momento principalmente para qualificar a assistência, como nos orienta o prefeito David Almeida”, afirmou a diretora.

A chefe do Núcleo de Saúde da Criança e do Adolescente da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), enfermeira Ivone Amazonas Marques, também participou da reunião e destacou os números positivos apresentados pela MMT já no primeiro momento de monitoramento dos indicadores. “É impressionante e motivador ver o quanto a Moura Tapajóz vem evoluindo nos últimos anos em inúmeros aspectos. Vamos seguir trabalhando, agora com o apoio da Estratégia QualiNEO e integrando todas as diversas ações que já são praticadas de forma isolada, para garantirmos um atendimento de excelência para nossos usuários, tanto mães quanto bebês”, avaliou Ivone Amazonas.

QualiNEO 

A Estratégia QualiNEO foi lançada em 2017 e, inicialmente, foi apresentada aos Estados prioritários – Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe – com maior concentração de mortalidade neonatal (acima de 11/1000 nascidos vivos). 

Na primeira fase da estratégia, ainda em 2017, foram selecionadas, no Amazonas, três maternidades para participação no QualiNEO: o Instituto da Mulher Dona Lindu, a Maternidade Balbina Mestrinho, e a Maternidade de Referência Ana Braga, todas localizadas em Manaus.

O QualiNEO reúne as principais ações, para garantir ao recém-nascido o melhor início de vida e que hoje são ofertadas e acompanhadas de maneira isolada, tendo como principal desafio a integração da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), qualificação e habilitação de leitos neonatais, Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru, Bancos de Leite Humano (BLH), Prevenção de Infecção, Reanimação Neonatal, Transporte Neonatal e alta hospitalar segura.

— — —

Texto – Marcella Normando / Semsa

Foto – Divulgação / Semsa

Publicidade

Leia mais

Abril Verde: SES realiza palestras em parceria com alunos de enfermagem

elayne

Ministério da Saúde garante à Manaus prorrogação de contrato do Programa Mais Médicos

elayne

Nos corredores de hospitais, mães mudam própria vida para cuidar da saúde dos filhos

elayne

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Entendemos que você está de acordo com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceito Leia mais