Manaus – O Teatro Gebes Medeiros recebeu, na última terça-feira (12), a estreia oficial do espetáculo “Medeia – Nas Sombras da Comédia” (Ato I), da Cia Kinttal 24 de Teatro. O público lotou a casa e reagiu com muitas risadas, aplausos e entusiasmo, confirmando o sucesso da primeira apresentação fora do ambiente acadêmico.
O espetáculo reinventa a clássica tragédia de Eurípedes com humor, crítica social e linguagem popular, subvertendo expectativas e surpreendendo até espectadores mais acostumados com o teatro.
“Foi a primeira vez que entrei num teatro para assistir a uma peça… marcou minha vida pra sempre. Medeia é simplesmente uma loucura! Eu ria sem parar. Agora quero voltar e levar minha família e amigos para viver essa experiência comigo.” — Ivaneide Costa, 32 anos
“Eu frequento muito o teatro e posso dizer que Medeia é um dos melhores espetáculos de comédia que já assisti. Já vi três vezes e continuo rindo como se fosse a primeira.” — Nicholas Roque, 33 anos, enfermeiro acupunturista
O diretor geral e protagonista, Deihvisom Caelum, convida o público para o próximo ato:
“Criar essa Medeia foi um processo totalmente livre, sem me basear em outras versões. Talvez sejamos a primeira companhia em Manaus a apresentar Medeia dividida em dois atos, e para entender tudo é preciso começar pelo início. Agora, convido todos para o Ato II: vai ser ainda mais ousado.”
Em um convite direto ao público, Deihvisom acrescenta:
“Quero deixar aqui um convite pra você que ama teatro, pra você que é fã de comédia e, principalmente, pra você que ainda nunca veio assistir a um espetáculo. Em Medeia, você vai se perguntar: ‘Eu vi mesmo isso no palco? Isso foi real?’. Eu garanto risada do início ao fim, só segura a bexiga pra não fazer xixi nas calças! Vem assistir e descobrir por que todo mundo sai falando dessa Medeia!”
Ato II – Através do Espelho
A continuação da história será apresentada sexta-feira (15), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos pelo Instagram @kinttal24 ou minutos antes do espetáculo.
Classificação indicativa: 18 anos.
História da Cia Kinttal 24
A Cia Kinttal 24 surgiu em 2024 a partir de experimentações acadêmicas na faculdade. Durante a disciplina “História do Teatro”, os estudantes Deihvisom Caelum, Vitor Lima, Paula Baptistão e Caio Malcher decidiram transformar a tragédia Medeia em uma comédia, invertendo papéis de gênero e explorando humor e crítica social.
O sucesso das primeiras apresentações na faculdade levou à ampliação do projeto, com novos integrantes e maior duração do espetáculo. Em dezembro de 2024, a versão “Medeia – Nas Sombras da Comédia” lotou a Sala Selma Bustamante da UEA/ESAT. O grupo então oficializou a companhia, com a missão de transformar o teatro amazônico em espaço de liberdade criativa, crítica social e humor. O nome “Kinttal 24” é uma homenagem à faculdade e ao ano de fundação do grupo.
Apoio: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas – SEC, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural – AADC
Parceiros: Allegriah Grupo de Arte e Cultura, Escola de Egressos, Studio STIVI&SOM, TEU, Arte e Comunidade e TEA24, Universidade do Estado do Amazonas – UEA, Escola Superior de Artes e Turismo – ESAT.